O processo de ocupação da Região Sul está ligado, especialmente, a duas atividades primárias: a agricultura e a pecuária. A região intensificou o povoamento somente a partir do século XIX, até esse momento o território se encontrava quase que completamente desabitado, salvo os povos nativos, como os índios.
Quem é da região sul é sulista. Quem é do estado do Rio Grande do Sul é gaúcho.
O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.
Demografia. Segundo o censo demográfico de 2010, a Região Sul do Brasil contava habitantes, sendo a terceira região mais populosa do país (depois do Sudeste e do Nordeste), concentrando 14,3% da população brasileira. ... Desde o século XVIII, os portugueses e espanhóis que eram habitantes da bacia do rio Paraná.
Vegetação da Região Sul Nessa região, destacam-se dois tipos de vegetação: as matas de araucária (predominantes nos planaltos) e os famosos campos (encontrados tanto nos planaltos quanto na Campanha Gaúcha).
Dos grupos indigenas que habitavam o estado gaucho, povos Tape, Charrua, Minuano, extintos, só restam populações de Caigangs e Guaranis, não os históricos dos Sete Povos mas grupo que migraram no final do século XIX. Também tem grupos não tão numerosos de japoneses e poloneses.
Resposta. do Sul, os germânicos em parte do Rio Grande do Sul (geralmente na Serra Gaúcha) e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e os poloneses no Paraná.
Os primeiros que imigraram para o Sul do Brasil foram os açorianos. Após a imigração dos açorianos, houve a vinda em especial dos alemães (1824, São Leopoldo, Rio Grande do Sul), e dos italianos (1875). Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também estiveram à procura da região para fazer dela sua morada.
Esta seção apresenta informações sobre as 27 unidades federativas, sendo 26 estados e um distrito federal.
Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe compõem a Região Nordeste do Brasil. Essa Região possui a maior quantidade de estados (nove), sua extensão territorial é de 1.
A Região Metropolitana de Patos, no estado da Paraíba, é a região metropolitana que tem mais municípios do Nordeste. São 24 municípios no total.
Estados do Brasil
Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas.
Bahia primeiro estado do Brasil. Parabéns! Pernambuco é de fato o estado mais antigo do país. Foi o primeiro núcleo econômico do Brasil e o primeiro local onde ocorreu uma colonização efetiva.
é Tocantins
O estado mais novo do Brasil é o Tocantins. Tem como limites a Bahia, a leste e sudeste; Piauí, a leste; Maranhão, a norte, nordeste e leste; Pará, a oeste e noroeste; Mato Grosso, a oeste e sudoeste; e Goiás, a sul; estando localizado a sudeste da Região Norte.