Como Feito O Clareamento Dental No Dentista?

Como feito o clareamento dental no dentista

A busca por um sorriso perfeito é algo que tem tomado conta dos consultórios odontológicos. E, dentre os métodos escolhidos pelos pacientes o clareamento dental é um deles.

Os géis de clareamento contêm peróxidos, permitindo um branqueamento dos dentes em um ou dois tons e podem ser aplicados com a escova de dentes diretamente na superfície dentária.

O software odontológico mais amado pelos dentistas. Assinatura digital ilimitada, anamnese inteligente, confirmação de consulta pelo WhatsApp, aplicativo para celular e muito mais!

Muitos pacientes relatam, após o clareamento dentário, uma maior sensibilidade nos dentes. Isso ocorre, pois os peróxidos utilizados podem se difundir pelo esmalte e dentina, atingindo a polpa dentária e causando uma infecção pulpar. Outrossim, quanto maior a concentração do peróxido, maiores as chances e a intensidade da sensibilidade. Desta forma, o dentista deve conhecer as melhores estratégias para combater este efeito adverso do clareamento dental. 

Como o próprio nome diz, o clareamento dental é o processo que visa modificar a cor dos dentes, através da aplicação de substâncias oxidantes. Ou seja, é um procedimento que consiste em clarear os dentes do paciente.

Tipos de clareamento dental

Tipos de clareamento dental

No consultório, a concentração da substância clareadora é maior e o profissional pode utilizar o laser para potencializar os resultados. Esse processo dura de 45 minutos a 1 hora e é necessário repeti-lo em um intervalo de 7 a 10 dias, totalizando 3 sessões. Assim, o tratamento tem duração média de 25 a 30 dias.

Leia mais em: Fotografia odontológica: dicas e truques para registros impecáveis 

Como identificar possíveis sinais de risco de suicídio?

Geralmente, a utilização das fitas é feita por 30 minutos, após a escovação dos dentes, e sua utilização deve ser feita com orientação do dentista, pois pode causar sensibilidade nos dentes ou irritação ou inflamação nas gengivas.

Além de afetar o bom funcionamento dos pulmões, o cigarro também influencia diretamente na aparência dos dentes e do sorriso. A nicotina é uma das substâncias responsáveis por ocasionar manchas nos dentes.

O clareamento dental, quando realizado pelo dentista, não apresenta significativos riscos ao paciente, além de se mostrar eficaz. No entanto, diante da pressão estética atual, muitos indivíduos buscam métodos alternativos para realizar o clareamento dental. Entre eles encontra-se o uso de fitas, pastas ou pós, que prometem o clareamento de uma maneira barata e sem necessidade de acompanhamento com o profissional da odontologia.

O que é o clareamento dental?

O que é o clareamento dental?

O esmalte do dente pode sofrer desgastes com o passar dos anos. Esse desgaste natural pode ocasionar manchas, pois deixa a mostra a parte mais interna do dente, a dentina. 

Mas sabe-se que essas manchas são superficiais e, caso ocorram, podem ser corrigidas com a aplicação de um jato de bicarbonato no consultório. É claro que, no caso de fumantes, o ideal é eliminar o hábito ou reduzir a quantidade de cigarros para um resultado mais duradouro.

Os dentifrícios que ajudam na redução da sensibilização são normalmente constituídos por 1450 ppm de flúor, arginina 8% e carbonato de cálcio. Os dois últimos, em conjunto, atuam na formação de uma substância capaz de envolver a polpa dentária e obliterar os túbulos dentinários.

Para que serve a luz azul do clareamento dental?

Não existe uma regra para a forma de aplicação. Cada caso difere do outro, mas normalmente é indicado fazer a aplicação do produto sobre os dentes por um período de duas a quatro horas.

A pesquisa também demonstra um apelo maior dos pacientes aos tratamentos estéticos, e que buscam melhorar a aparência do sorriso, como as lentes de contato, e o próprio clareamento dental.

Por que mulheres têm maior probabilidade de ter trombose?

Os agentes dessensibilizantes incluem o fluoreto de sódio 2%, nitrato de potássio 5% e oxalato de potássio. Estes têm como função a diminuição da intensidade da sensibilidade através do vedamento dos túbulos dentinários e/ou pelo bloqueio do estímulo nervoso.

Depois de realizado, o clareamento dental requer alguns cuidados que devem ser informados a todos os pacientes que passaram pelo procedimento. Afinal, o clareamento dental não é um procedimento permanente.

Cuidados no clareamento dental

Esse tratamento é a forma mais rápida de clarear os dentes e os resultados são instantâneos, pois os dentes ficam mais claros desde a primeira sessão, mas podem ser necessárias de 1 a 3 sessões para chegar aos resultados desejados.

Estudos indicam que a aplicação de laser antes ou depois do clareamento são eficazes para a prevenção e tratamento da sensibilidade nos dentes. Isso acontece, pois estes diminuem a permeabilidade da dentina, ocluindo os túbulos dentinários.

Por diversas razões, como a idade, aspectos genéticos, traumas e alimentação, o dente pode ficar amarelado ou escurecido. A questão é que esse aspecto manchado traz incômodo estético para muita gente.

Quando é indicado?

<b>Quando é indicado?</b>

Cuidados com a alimentação são essenciais, e evitar alimentos que mancham os dentes é uma forma de fazer o clareamento durar mais tempo. Além disso, a higiene bucal deve ser constante e feita de forma correta.

Segundo Alan Fressto Barbosa, especialista em estética avançada, clareamento e lentes de contato dental da OdontoCompany Poços de Caldas, a partir do momento em que o produto entra em contato com o dente, ele é absorvido e quebra as moléculas de cor da dentina. Tal processo tem como resultado o clareamento do dente, o que, consequentemente, deixa o sorriso mais bonito.

Essa resposta vai depender muito da avaliação do dentista durante a consulta e também da marca do gel utilizado, que pode oferecer diferentes concentrações para cada tipo de substância clareadora.

Quanto tempo tem que ficar com a moldeira de clareamento?

4 horas

O que não pode comer depois do clareamento dental?

Alimentação. O que pode: Ao sair da sessão de clareamento as pessoas costumam ficar na dúvida sobre o que comer. Mas o dentista esclarece essa questão. "Os alimentos mais comuns, como arroz, feijão, saladas, carnes, frutas estão liberados"./span>

Pode tomar café fazendo clareamento caseiro?

Você já pensou em fazer clareamento dental mas desistiu por não conseguir ficar sem o bom e velho cafezinho? O conceito de que não é permitido ingerir bebidas com corantes como café, chá, vinho ou refrigerantes à base de cola durante e após o procedimento já está difundido entre profissionais e pacientes./span>

Pode escovar os dentes após o clareamento caseiro?

Clareamento dental feito em casa também precisa de cuidados após o procedimento. Para manter o efeito White depois do clareamento, é importante praticar algumas medidas durante a sua rotina. Kalina explica a principal: "Escovar ou enxaguar os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas"./span>