Como fazer o branqueamento: passo a passo Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente. Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos.
Com uma escumadeira ou espátula, retire-os da água, passe-os em água corrente potável e coloque-os no refratário com gelo até resfriarem (isso evita que continuem cozinhando e fiquem moles demais). Vá repetindo esse processo até branquear toda a quantidade desejada. Se for necessário, coloque mais gelo na água fria.
Os principais processos de congelamento de alimentos utilizados industrialmente, principalmente para carnes, são: congelamento com ar imóvel, congelamento em placas, com circulação forçada de ar, congelamento por imersão ou aspersão de líquidos e congelamento criogênico [20].
CONSERVAÇÃO PELO CALOR A intensidade do tratamento térmico depende principalmente do valor pH, da composição e das características físicas do alimento e será resultado, do parâmetro tempo-temperatura. O processo pode ser feito no alimento já embalado ou, antes do seu acondicionamento.
O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n. 259, de 2002.
3.
“a vida de prateleira de um alimento é o tempo em que ele pode ser conservado em determinadas condições de temperatura, umidade relativa, luz, etc., sofrendo pequenas, mas bem estabelecidas alterações que são, até certo ponto, consideradas aceitáveis pelo fabricante, pelo consumidor e pela legislação vigente”.
O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n.
Em inglês, o termo Shelf life quer dizer: Vida de prateleira, e é utilizado para se referir ao prazo de validade dos produtos. Ou seja, quanto tempo um produto pode ficar armazenado, ou na prateleira, sem que tenha suas características sensoriais como gosto, textura e cheiro modificadas.
O cálculo do shelf life envolve uma série de fatores, começando pela data de fabricação do produto, leva em consideração o processo de produção, ingredientes que foram utilizados, condições de transporte, armazenamento e etc.
Fatores extrínsecos
Shelf life é o tempo de prateleira, o prazo de validade ou vida útil de um determinado produto. Quando falamos de shelf life de alimentos, relacionamos ao tempo que podem ser armazenados até perecer. ... É necessário ter o máximo de informações sobre o produto.
Para evitar que alcance o shelf life é necessário prestar atenção no processo da estocagem e criar condições desfavoráveis para evitar o crescimento desse microorganismo, como, controlar a umidade, o Ph e a temperatura.
Para determinar a Shelf Life de um produto são analisadas as características sensoriais (aroma, textura, sabor, aparência), características físicas e microbiológicas.
shelf life substantivo (plural: shelf lives)
Shelf life é o tempo de prateleira, o prazo de validade ou vida útil de um determinado produto. Quando falamos de shelf life de alimentos, relacionamos ao tempo que podem ser armazenados até perecer. ... É necessário ter o máximo de informações sobre o produto.