1. Cultivando bactérias
Composição. Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais.
Em microbiologia, a Unidade Formadora de Colónias (UFC; em inglês, colony forming unit, CFU) é uma unidade de medida usada para estimar o número de bactérias ou fungos viáveis - isto é, capazes de se multiplicar mediante fissão binária sob condições controladas - de uma amostra.
O método de contagem total de microrganismos de alimentos por meio de placas baseia-se no plaqueamento de alíquotas do alimento homogeneizado e de suas diluições, onde é utilizado o meio de cultura Ágar Padrão para Contagem.
Os manuais de análises e as legislações específicas para microbiologia de alimentos estipulam limite máximo e mínimo de contagem. Normalmente, o limite é entre 25 e 250 UFC, porém alguns outros limites podem ser utilizados para algumas análises como, 15 - 150 ou 30 – 300 UFC/placa.
A contagem bacteriana total (CBT) A Contagem Bacteriana Total indica a contaminação bacteriana do leite e reflete a higiene de obtenção e conservação do mesmo. É expressa em unidades formadoras de colônia por mililitro (UFC/mL).
CBT é a sigla para Contagem Bacteriana Total. É um dos principais indicadores de qualidade do leite abordados nas IN 76 e IN 77, sendo muito relacionado com os cuidados de limpeza e higiene dos produtores e ordenhadores.
Um dos métodos mais utilizados para caracterizar a qualidade microbiológica do leite é a contagem bacteriana em placas, também conhecida como contagem padrão em placas (CPP). Por ser um dos métodos mais utilizados e antigo, é reconhecido como o método de “referência”.
Um dos métodos mais utilizados para caracterizar a qualidade microbiológica do leite é a contagem bacteriana em placas, também conhecida como contagem padrão em placas (CPP).
Ao optar pela contagem de microrganismos em placas, portanto, é importante que se utilize um método de diluição seriada. Dessa forma, é possível garantir que a quantidade de colônias que vão crescer na placa permanecerá exatamente na faixa desejada.
A contagem total de microrganismos pode ser realizada através do método de plaqueamento em superfície ou em profundidade. O inóculo é dispensado sobre a superfície do meio e espalhado, sóbre a mesma, com o uso de uma alça de Drigalski. ... Com movimentos em forma de “oito” se obtém a mistura do inóculo com o meio.
O modo usual de realizar uma contagem de células viáveis consiste em determinar o número de células capazes de formar colónias num meio de cultura sólido com composição adequada ao crescimento do microrganismo em causa.
A determinação do número mais provável (NMP) de coliformes em uma amostra é efetuada a partir de aplicação da técnica de tubos múltiplos. O método parte do pressuposto de que as bactérias presentes em uma amostra podem ser separadas por agitação, resultando em uma suspensão de células, uniformemente distribuídas.
Foram aplicadas duas metodologias oficiais para detecção de Coliformes totais Escherichia coli. Utilizou-se o meio Ágar Vermelho Violeta Bile Lactose (VRBA), seguidas de provas confirmativas e o sistema Petrifilm EC, sendo respectivamente fabricado pelas empresas Oxoid e 3M.
O que são coliformes termotolerantes (fecais)? São bactérias que apresentam a capacidade de utilizar a lactose como nutriente, produzindo gás a temperatura de 44-45,5 ºC. Sendo que 90% de Escherichia coli correspondem a este grupo.
Coliformes são grupos de bactérias indicadoras de contaminação e são formados pelos gêneros Escherichia, Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella. ... Há também os Coliformes Fecais, também chamados de Coliformes Termotolerantes pois toleram temperaturas acima de 40ºC e reproduzem-se nessa temperatura em menos de 24 horas.