Como ajudar a criança a soltar a imaginação?
Sem medo de ser feliz Também relacionamos as crianças à criatividade porque elas têm algo fundamental para tal capacidade: a espontaneidade, a ousadia, a liberdade para errar. ... “A capacidade criativa é algo que pode ser alimentado e crescer ao longo do tempo.
A criatividade assume um papel muito importante nesta trajetória do aluno. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Botín, da Espanha, uma educação repleta de criatividade na infância pode aumentar em 17,6% as chances de uma criança ingressar no ensino superior e conseguir um bom emprego.
A capacidade de criativa tem como solo a arte das perguntas. Para isso é fundamental encorajar as crianças a perguntar, isso é, o pensar de maneira independente e flexível, reconhecendo e valorizando suas ideias e expressões criativas, aprontando como caminho para a aprendizagem de coisas novas.
Uma habilidade de analisar e diferenciar oportunidades, trazendo a situação para dentro da sua mente separando o que seria benefício e o maleficio. Com isso, pode ser vista como uma dadiva e sabedoria. Essa linha de imaginação é formulada a partir da cultura pessoal, experiências de vida, crenças e costumes.
Quando há mais tempo sem estímulos visuais e sonoros, novas ligações se desencadeiam. Imaginação a funcionar, criatividade a carburar. “O cérebro também precisa de momentos de pausa, deixar as ideias viajarem até onde quiserem. A deambular livremente as ligações podem acontecer.”
O melhor exemplo de imaginação fértil são as crianças, experimente conversar com uma delas e veja o que pode surgir daquelas cabecinhas. São incríveis as coisas que elas criam, tudo porque elas não tem malícia, não tem filtro.
Diz-se daquele que possui alta capacidade produtiva, que produz muito; fecundo. Ele é uma pessoa inteligente portanto tem uma mente fértil.
Diz-se de quem tem a possibilidade de gerar ou conceber; que é capaz de se reproduzir; que se encontra capacitado para a reprodução: Rapariga em idade fértil; 2.
Significado de Fértil adjetivo Fecundo; que produz em abundância; que tem muita capacidade produtiva.
No período fértil, os hormônios femininos ficam à flor da pele e a libido da mulher aumenta. O útero (e todo o corpo da mulher) se prepara para receber a fecundação – quando o espermatozoide encontra o óvulo -, para dar início ao primeiro estágio da gravidez.
Confira, a seguir, a lista com as pistas que indicam que você está no período fértil.
Para identificar o período fértil, a mulher com ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, pois a ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera ser o período fértil da mulher.
Os principais sintomas de que a mulher está no período fértil são: secreção vaginal mais fina, leve aumento na temperatura basal, leve dor no baixo ventre e/ou pelve e aumento da libido. Vamos falar sobre os sintomas: Secreção vaginal com consistência de clara de ovo.
Nas mulheres que têm um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil inicia-se no 11º dia, a partir do primeiro dia em que ocorre a menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.
Cinco dias antes e até um dia depois desta data será o período em que você pode engravidar. Por exemplo, se o seu ciclo tem 28 dias e você ficou menstruada no dia 01/05, a ovulação será por volta do dia 15 de maio.
Com uma amostra de sêmen coletada após o homem ficar em abstinência sexual por dois a cinco dias, ele pode saber se sua concentração de espermatozoides está dentro do considerado “aceitável” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – cerca de 15 milhões por mL.
A infertilidade masculina é a dificuldade da produção do sêmen e dos espermatozoides, seja em volume ou qualidade, que afeta as chances da fecundação acontecer, mas possui causas com tratamentos eficazes. Já o homem estéril é aquele que não pode ter filhos de jeito algum.
Como saber se posso engravidar: sinais de infertilidade
Além disso, outras possíveis causas da infertilidade masculina são inflamações nos testículos, torção testicular, quimioterapia, radioterapia, pós-operatório de cirurgia inguinal, varicocele, problemas sexuais e algumas DSTs.
Tratamentos para infertilidade masculina
Os exames normalmente indicados para avaliar a infertilidade do casal são:
Segundo o dr. Cambiaghi, existem inúmeras condições que podem causar ovulação irregular. “Síndrome dos ovários policísticos, hiper ou hipotireoidismo, desequilíbrio hormonal, estar acima ou abaixo do peso, estresse, dietas inadequadas e idade próxima a menopausa são fatores comuns para problemas na ovulação”, explica.
A ausência de ovulação pode ser confirmada por exames médicos. Para engravidar é preciso que o óvulo maduro seja liberado pelo ovário para que possa ser fecundado. Por isso, se não ocorrer à ovulação, não há como engravidar.
Anovulação é quando um óvulo não é liberado do ovário durante um ciclo menstrual. Não é incomum que isso ocorra ocasionalmente, e você pode ter um ciclo anovulatório em um mês e ovular normalmente no mês seguinte. Você pode ter um ciclo anovulatório sem saber, pois é possível que a menstruação aconteça normalmente.