Aplique a mistura de vinagre com palha de aço na madeira com um pincel. Como sempre, siga a direção do fio do material. Cubra toda a superfície da madeira com a solução, para prevenir manchas. A mistura fará a madeira oxidar, e ela começará a escurecer.
O processo é basicamente o seguinte: Você pinta tudo de branco primeiro. Depois, vai passando o gel em áreas de mais ou menos 1m². Aí, antes que esse gel seque, você passa um pano qualquer, retirando parte da tinta e dando esse aspecto irregular.
Aplique um verniz em tonalidade parecida com a base com um rolo. Pressione os papéis vincados sobre o esmalte ainda úmido e deixe-os absorver parte dele e retire-os. Os vincos ficarão impressos na parede. Quando secar, passe um selador claro para proteger o esmalte.
Para deixar o seu novo e brilhante metal com aparência envelhecida, você pode pintá-lo com uma tinta ou manchá-lo com materiais corrosivos, como produtos de limpeza ácidos, vinagre e sal.
A solução é 50% de água e 50% de ácido. Com a ajuda de um pincel ou de uma boneca, passe o ácido por toda a superfície da peça. Dica: Não use o ácido puro, pois ele não vai oxidar a peça de maneira uniforme. Não há necessidade de passar duas demãos de solução na peça.
Tutorial
Isso inclui portões, tubulações, grades, condutores, etc. Em superfícies externas utilize sempre verniz ou esmalte brilhantes. Aliás estes produtos são mais resistentes do que os foscos ou acetinados. Procure aplicar duas demãos, cruzando as passadas com intervalos de 8 a 12 horas.
A adição da água e do sal ao vinagre fará com que algumas ligas de ferro enferrujem, adicionando cor e realismo à pátina. Para cada quatro partes de vinagre branco, acrescente uma parte de água oxigenada e meia parte de sal.
Lixando a pintura Depois de bem seco, lixe com a palha de aço. Vá retirando as camadas de tinta, primeiro com menos força onde deseja que a cor clara permaneça, e com mais força onde deseja que a madeira venha à tona. É isso que dará aquela “idade” especial ao seu objeto. A sua pátina está praticamente pronta.
A regra básica para fazer uma pátina é pintar seu móvel de uma cor qualquer e, com base nesta cor, escolher um outro tom mais claro ou mais escuro para misturar. As cores mais usadas nesta técnica são o branco e o bege, mas você também pode mesclar cores mais alegres e deixar a peça restaurada ainda mais original.
Confira abaixo como fazer pátina em móveis:
Como pintar um móvel com efeito vintage?
Com cera para móveis O primeiro passo será usar álcool para limpar toda a superfície do móvel. Após isso, aplique uma camada de tinta metalizada dourada e aguarde a secagem. Aplique a cera utilizando um pincel nos espaços onde não deseja criar o aspecto envelhecido.
Como pintar móveis de madeira e deixá-los como novos
Como laquear móveis?
Por metro quadrado, o preço da aplicação de laqueamento fica entre R$ 150 a R$ 500, sendo a escolha da cor uma variável importante no valor total do revestimento.
❚ Atenção à tinta! Nada de acrílica, esmalte ou spray – o laqueamento de peças de madeira, MDF ou compensado deve ser feito com laca nitrocelulose, tinta automotiva ou P.U. (à base de poliuretano).
A laca é um tipo de pintura que pode ser aplicada em diversos tipos de matérias primas, sendo o MDF o mais comum. O modo de finalização do acabamento pode ser brilhante ou fosco.
Surgida em meados da década de 1970, com a ideia de injetar vida e cores nos ambientes, a laca ainda hoje é um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira. Normalmente associada à sofisticação, seja na versão brilhante ou fosca, a laca é marcada pela versatilidade. ... Só depois é aplicada a laca.
A laca é um tipo de acabamento feito em móveis de diversos tipos de materiais, porém os mais comuns são em superfícies de MDF ou madeira natural, tendo em vista selar a superfície do material e com isso eliminar riscos, emendas, ranhuras e imperfeições.
1. Resina ou goma extraída de algumas espécies de plantas nativas de países do Oriente, e que deriva das secreções de alguns insectos geralmente conhecidos como cochonilhas. 2. Verniz originário da China e do Japão, resultante da adição de pigmento vermelho ou preto a essa resina ou goma.
Laço e lasso: homófonos As palavras lasso e laço apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Significado de Laca substantivo feminino Fécula do pau-brasil misturada com cochonilha e que se emprega em pintura. Verniz-da-china. (Sin.: goma-laca). Resina preta ou vermelha extraída de várias plantas anacardiáceas do Oriente.
Significado de laçar Prender com laço; atar, enlaçar. [Brasil] Atirar o laço em (boi, cavalo, ovelha etc.) para prendê-lo.