Antigamente, quando não existia o motor,que faz funcionar carros, aviões e navios,os meios de transporte eram bem diferentes. Eles eram movidos pela força dos animais, como as carruagens, pela força dos ventos e das águas, como as caravelas, e até mesmo pela força do homem, como acontecia com os escravos.
Uma rede (ou malha) viária é o conjunto de vias de transporte planejadas, construídas e conservadas com a finalidade de per- mitir a boa circulação de pessoas e de mercadorias: estradas de rodagem, estadas de ferro, hidrovias, rotas aéreas e dutos.
Resposta. Resposta: Antigamente, as pessoas se locomoviam por meio de animais, como cavalos e burros. Já hoje a realidade no campo não é diferente das cidades, com a maioria das pessoas se locomovendo com carros ou motocicletas.
As primeiras formas de transporte rodoviário foram cavalos, bois ou mesmo seres humanos transportando mercadorias em estradas de terra, muitas vezes seguindo trilhas de caça. Estradas pavimentadas foram construídas por muitas civilizações antigas, incluindo a Mesopotâmia e a Civilização do Vale do Indo.
Por volta de 6 mil anos atrás a roda foi inventada e com isso a humanidade deu um salto na evolução dos meios de transporte. Com a roda foi possível transportar mais mercadorias e pessoas com rapidez. Com a roda vieram os primeiros veículos e isso facilitou a vida dos povos.
O Transporte Aéreo é uma modalidade de transporte realizado pelo ar, através de veículos como os aviões, helicópteros, balões, dirigíveis, teleféricos, dentre outros. Esse tipo de transporte é utilizado para transportar cargas e pessoas, sendo considerado um dos transportes mais seguros.
O transporte aéreo consiste no deslocamento pelo ar, realizado por meio de aviões ou helicópteros. É considerado o meio de transporte mais rápido do mundo.
O transporte aéreo é elevado no início do século XX, quando surgiram os motores de explosão, que deram início a era do automóvel. Vinte anos mais tarde apareceu o transporte aéreo, que teve sua notabilidade após a Primeira Guerra Mundial, e hoje é considerado o transporte mais rápido e moderno do mundo.
Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Em biologia, os estudos sobre o mecanismo de transporte através da membrana, efetuado por proteínas, de três formas. Uma delas é a uniporte, onde a molécula a ser transportada, passa de um meio para o outro (interno-externo ou externo-interno), de maneira isolada, ou seja, ela passa uma molécula por vez, no transporte.
O transporte ativo pode ser classificado em primário quando a proteína transportadora utiliza energia a partir de uma reação química exotérmica, e secundário quando o movimento independe diretamente do ATP e está associado à diferença de concentração de íons estabelecida pelo transporte ativo primário.