A cirurgia para remover pólipos nasais normalmente é feita com anestesia geral ou local, com incisões na pele e/ou na mucosa da boca ou utilizando-se um endoscópio, que é um fino tubo flexível que é inserido através da abertura do nariz até ao local do pólipo.
O ideal nestas situações é evitar o uso de descongestionantes químicos por mais de 5 dias e substituí-las por soluções salinas naturais hipertônicas, que são soluções que contêm água do mar com um alto teor em sal, com propriedades descongestionantes como por exemplo a Vapomar da Vicks, Sorine H, Rinosoro a 3% ou ...
A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. O objetivo principal da cirurgia é ampliar a drenagem dos seios paranasais para a cavidade nasal, sendo assim necessário ampliar seus óstios de drenagem.
O melhor cômodo para fazer esse processo é o banheiro. Posicione-se em frente ao espelho. Depois, aponte o nariz na direção do ralo da pia, com a cabeça levemente inclinada para a frente e a boca aberta. Com uma seringa sem agulha, pegue de 10 a 20 mililitros de soro fisiológico e aplique em cada uma das narinas.
Para fazer a lavagem nasal Jala Neti, coloque uma colher de chá de sal em meio litro de água morna pré-fervida ou filtrada. Também é possível usar soro fisiológico. Coloque essa mistura na lota e, a seguir, posicione a caneca na entrada da sua narina mais desobstruída, respirando pela boca.
Para obstrução nasal, podem ser utilizados os óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto globulus, alecrim QT cânfora e alecrim QT cineol.
Os óleos essenciais mais recomendados em situações como essa são: eucalipto globulus, hortelã-pimenta, niaouli, cipreste, lavanda, manjerona e mirra.
Veja abaixo os principais óleos essenciais que podem ser utilizados para cuidar dos sintomas de rinite:
Os 7 óleos essenciais para a ansiedade
15 dicas para controlar a ansiedade
lavanda
Dez óleos essenciais para perfumar a casa
lavanda
Como usar OEs por inalação Os OEs trabalham de forma imediata. Em 20 minutos, por exemplo, já ajudam a trazer foco para um dia de pensamentos bagunçados.
Eles atuam em nosso organismo restaurando a energia curativa e proporcionando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Os óleos essenciais são encontrados em várias plantas na forma de pequenas gotas entre as células, onde agem como hormônios reguladores e catalisadores.
Quando inalamos um aroma de óleos essenciais, os receptores do nariz enviam mensagem para o sistema límbico do cérebro. Além de atuar no nosso humor e no estado emocional, esse processo também pode causar efeitos fisiológicos no corpo.
dois anos