Com a vida moderna e corrida de hoje em dia, cada vez mais as pessoas optam por manter os ambientes integrados, visando um maior conforto e bem estar dentro de casa. Tanto faz se os apartamentos ou casas são pequenos ou grandes, o conceito de unir os ambientes vale para aproximar os habitantes de casa.
As bancadas de estilo americano são uma solução interessante para compor as cozinhas integradas. Além de ajudarem a organizar e setorizar o ambiente visualmente também fornecem espaço para realizar pequenas refeições e também apoio para cozinhar. As bancadas vazadas como a da imagem garantem um visual mais leve e não interferem tanto na decoração dos ambientes.
Confira abaixo 15 projetos que usam divisórias de uma forma leve e versátil:
Por mais que a integração seja útil e interessante, inclusive contribuindo com a estética de uma casa mais leve e moderna, também há momentos em que pode ser melhor separar ambientes. Mas não na sua totalidade, com uma parede fechada. O ideal é ter soluções que mantenham uma certa integração, porém com um toque de privacidade.
9. A demolição de paredes entre a cozinha, a sala e um dos três quartos ampliou o living deste apê em São Paulo. Para dividir os ambientes sem barrar a passagem de luz natural, o arquiteto Francisco Veloso e a designer Andrea Bandoni, do Studio Nau, criaram painéis vazados com barras de ferro, que correm em trilhos e se sobrepõem. “Ficam quase sempre recolhidos”, diz Francisco. “Fizemos mais pela estética do que para o fechamento.”
Com a crescente integração de ambientes, aumenta também a demanda por divisórias flexíveis. Ao invés de paredes, os cômodos passam a ser separados por biombos, painéis de diversos materiais, estantes e até cortinas.
Neste ambiente projetado pela arquiteta Mariana Dornelles Design de Interiores, a cozinha é separada da sala por uma charmosa bancada que ainda se integram com o ambiente da sala de estar. A dupla de cadeiras em ferro que acompanha a bancada em madeira, adiciona graça ao ambiente complementando com a decoração para a sala e estar. Além de ser uma opção de baixo custo, este tipo de divisão adiciona ao ambiente interação, tanto pra quem cozinha, como para quem assiste.
Outra maneira de pensar em como dividir sala e cozinha pequenas é combinando diversos elementos. Neste projeto, a divisória para a cozinha é feita com a mesa de jantar integrada com móvel planejado para a sala de TV, que dá continuidade à parede que fica entre a sala e cozinha que não foi demolida. Além disso, vemos que essa divisória entre sala de jantar e cozinha é emoldurada por outro móvel planejado na parte superior que serve como armário e também estante.
Uma das suítes do hotel Les Sources de Caudalie, na França, não possui paredes para separar os ambientes. Parar promover a privacidade no banheiro, o estilista libanês Rabih Kayrouz, que assina o projeto, colocou um grande armário com itens decorativos no topo.
Neste loft de 46 m² em Barcelona, na Espanha, uma estrutura de chapas de pínus foi criada para separar o quarto e a sala de estar. Projeto dos arquitetos Daniel Pérez e Felipe Araujo, do escritório Egue y Seta.
Uma das maneiras mais simples de separar os ambientes é usando tapetes, seja em sobreposição com outros tapetes, seja embaixo de móveis grandes. Neste projeto, a arquiteta Érica Salguero também investiu em uma moldura de madeira no teto para marcar a divisão do living.
Se você gosta de antiguidades, aproveite o biombo que guardou da sua avó, por exemplo, para decorar e separar ambientes. Neste projeto, a decoradora Neza Cesar garantiu mais privacidade à cozinha com a peça.
No caso desse projeto, o apartamento é bem pequeno, exigindo que cozinha e área de serviço ficassem uma ao lado da outra. Então, para deixar mais organizado e confortável, a solução foi utilizar uma pequena placa vazada, estilo cobogó. Ela deixou o espaço mais bonito e criou uma delimitação perfeita, mantendo a área aberta para dar a sensação de ser maior.
Você não precisa mexer na estrutura da residência para ter uma divisão parcial de ambientes. Com uma estante toda vazada, esse efeito é possível. O toque especial vai ficar por conta dos objetos que você escolher colocar na estante. Eles podem contribuir com a decoração tanto da sala, quanto da cozinha.
Se o espaço de sua cozinha é quadrado, grande ou médio, a melhor escolha é uma cozinha em G
. Com esta distribuição você terá tudo à mão, já que será ótima para organizar o triângulo de trabalho no ambiente. Além de funcional, este formato é excelente para quem gosta de ter companhia nos afazeres culinários. O formato em G
, permite que o balcão adicional seja adaptado como mesa e utilizado para rápidas refeições.
Nesta cozinha moderna, o acabamento leve e mistura de materiais, chama a atenção para uma decoração leve e que combina com o restante da sala. O que separa a cozinha da sala de estar, é a estante vazada localizada na lateral ao lado da ilha da cozinha. A estante se torna um adorno na decoração, fazendo uma sutil divisão dos cômodos, e ainda serve de apoios para alguns itens da cozinha, misturados com objetos de decoração da sala, fazendo uma interessante conexão entre os ambientes.
Na maioria das vezes as cozinhas integradas contam com um piso diferente do restante do ambiente. Isso acontece, geralmente, quando o piso das demais áreas como sala e cozinha são de madeira maciça, laminado ou vinílico, o que impossibilita que o revestimento da cozinha acompanhe a mesma linha por se tratar de uma área molhada. Sendo assim automaticamente a área da cozinha se verá limitada pela diferença entre os pisos. Essa diferença pode ser planejada de maneira mais neutra como na imagem, ou de maneiras mais ousadas através de cores e estampas chamativas, como, por exemplo, utilizando ladrilhos hidráulicos ou até mesmo o porcelanato líquido.
Como dividir sala e cozinha pequenas
Neste caso, a altura recomendada é de 75cm, com um espalho abaixo para as pernas de, no mínimo, 25 cm. A profundidade da bancada pode ser a mesma utilizada no caso do balcão alto, no mínimo 40cm. É o suficiente para utilizar um jogo americano. Mas se você quer mais espaço à mesa, essa medida pode ser aumentada.
Os padrões variam conforme a finalidade. “Se a peça servir como mesa, deve ficar entre 72 cm e 78 cm do chão, para que se encaixem cadeiras comuns”, recomenda a arquiteta Carla Tischer, de São Paulo. Caso seja um balcão de cozinha americana, a altura varia de 1,05 m a 1,10 m, o que exige banquetas de bar.
Tamanho ideal de janela para cozinha Em ambientes não tão grandes, uma janela de um metro já é capaz de garantir uma boa iluminação e ventilação para a cozinha. Portanto, se você disponibilizar de um espaço amplo com uma parede larga optar por janelas grandes e inteiras de vidro é a melhor opção.
altura ideal para janela da cozinha 1,25m | Cozinha com janela, Decoração cozinha, Cozinhas modernas.
2,10 m
Carteira medindo 72 cm de altura x 0,60 cm de largura x 40 de profundidade....
De maneira geral, as medidas vaso sanitário são 70 cm de comprimento x 40 cm de altura. Existem opções de 50 cm que podem atender melhor as opções conforme a altura para o usuário. Vale sempre considerar a adequação de espaço do banheiro.
O ideal é que a conexão para a entrada de água da bacia esteja a 33 cm do piso já acabado, e seu ponto de esgoto esteja a 25 cm da parede já acabada. A bolsa cônica deverá ser encaixada na saída de água da peça.
Vasos Sanitários para Caixa Acoplada 40 cm a 50 cm.
Como dito, a distância mínima entre o centro de saída de esgoto e a parede deve ser de 29,5 cm. Respeitar esse valor garantirá maior eficácia e reduzirá o risco de entupimento.