Em banho-maria, mexa em fogo brando até que levante fervura. Enquanto a mistura ferve lentamente mexa sem parar com uma colher de pau por meia hora, tomando cuidado para que o açúcar não grude no fundo da panela. Faça isso até a mistura ficar grossa, repuxando e na cor marrom-escura.
Modo de Preparo
O leite evaporado é selado em latas que são então aquecidas para matar qualquer bactéria do leite. ... Note que o leite evaporado não é a mesma coisa que o leite condensado. O leite condensado também é reduzido em 60%, mas tem uma grande quantidade de açúcar adicionada e é geralmente usado em panificação e em sobremesas.
Como exemplos de produtos que consumimos em nossa rotina, temos o leite cuja validade para a maior parte das marcas são de 2 dias após a abertura da embalagem e armazenamento sob refrigeração, o suco UHT com 3 dias de validade após aberto e armazenamento sob refrigeração, o leite condensado com 7 dias após aberto e ...
O processamento industrial do leite condensado segue uma sequência padronizada, que envolve centrifugação, filtração, pasteurização, adição de açúcar, vaporização e adição de lactose.
A matéria-prima básica para a produção do leite condensado é o leite. Porém, alguns aspectos dessa substância são primordiais para a obtenção de um bom leite condensado.
A pasteurização é um processo onde a temperatura é elevada e posteriormente reduzida, no caso da “caixinha”, o leite é Ultrapasteurizado, conhecido como leite UHT (Ultra High Temperature), temperatura mais alta por um período de tempo menor é o processo mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por alguns segundos e ...
Tudo começa nas fazendas produtoras de leite, onde os fornecedores passam por uma auditoria antes de serem efetivados. A ordenha é feita alinhando a tradição mineira de produção de leite às mais modernas técnicas de assepsia. E para garantir a qualidade após a ordenha, o leite é armazenado a uma temperatura de 3,5°C.
O leite logo após a ordenha, apresenta reação ácida com a fenolftaleína, mesmo sem que nenhuma acidez, como ácido láctico, tenha sido produzida por fermentações. A acidez do leite fresco deve-se à presença de caseína, fosfatos, albumina, dióxido de carbono e citratos.
O pasteurizado, geralmente de saquinho, é aquecido a mais de 70 °C por até 20 segundos, e então resfriado muito rapidamente a -4 °C. Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias.
Relembre que existem três tipos de pasteurização: a lenta, realizada a temperatura de 65 ºC durante 30 minutos, utilizada para o leite de cabra; a rápida, realizada a temperatura de 75 °C durante 15 a 20 segundos, utilizada para os leites dos tipos A, B e C, vendidos em sacos plásticos; e a muito rápida (UHT) já ...
Método de conservação de alimentos no qual temperaturas moderadamente altas (62 ° C a 100 ° C) são usadas (por cerca de 15 a 30 minutos) para inativar certas enzimas e matar certos microorganismos (como aqueles que causam tuberculose), especialmente no leite.
Seu foco principal é a eliminação de micro-organismos patogênicos, ou seja, aqueles que podem transmitir doenças. Muitos não sabem, mas o nome pasteurização foi dado em homenagem ao criador do método, o químico francês Louis Pasteur.
A pasteurização é o tratamento térmico de um produto para matar bactérias patogênicas e reduzir a atividade enzimática.