Dica 2 para decorar acordes de uma música: estude a cifra sem o instrumento. Pegue a cifra da música que deseja decorar e estude ela sem o seu instrumento. Veja cada acorde ali e tente identificar e, se possível, cronometre o tempo que leva para saber qual é cada acorde.
Se você usar a mesma lógica para os 7 acordes (derivados das 7 notas) você terá o Campo harmônico em tríades conforme tabela abaixo:
Memorize a ordem das teclas brancas a partir de dó.
Agora que já sabe os intervalos musicais, vamos lá!
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.
As pautas surgiram na Idade Média. ... Foram aperfeiçoadas por Guido D'Arezzo para representar as alturas das notas musicais, suas durações e o compasso da música, nos ensinamentos de música e no canto gregoriano. As primeiras pautas tinham uma única linha e eram colocadas sobre a letra da canção.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.
Por exemplo, para os símbolos musicais, há dois atalhos que podem ser usados. Pressione as teclas "Alt + 13" para inserir o símbolo ♪ e "Alt + 14" para o símbolo musical ♫.
Símbolos, no sentido de figuras que representam alguma função a ser executada na música. Por exemplo, nas cifras existem símbolos em forma de letras como o C (dó), D (ré) e assim por diante. Na partitura acontece da mesma forma porém com outros elementos.
Técnicas para tablatura Feita pela mão esquerda, a técnica consiste na batida em determinada corda, sem o auxílio da mão direita. Pull-off: executa-se essa técnica ao deslizar o dedo da mão esquerda para baixo, tocando a corda sem o auxílio da mão direita. É representado pela letra "p".
Número de batidas por compasso: O número de cima da fórmula de compasso indica quantas batidas tem um compasso. Se for um dois então teremos compassos “um dois, um dois, um dois…”, se for um quatro teremos compassos “um dois três quatro, um dois três quatro…”.
Notação musical não convencional ou partituras criativas Utiliza símbolos de livre criação, não seguindo as regras de notação tradicional, podendo assim ter diferentes interpretações (desenhos e símbolos).