As sementes devem ser selecionadas para o plantio colocando-as em uma bacia com água, as que boiarem não servem para plantar. O poder germinativo das sementes é de até 12 meses. O cajueiro para se desenvolver e frutificar precisa de temperatura quente, clima tropical como ou parecido com o do Nordeste.
Poda: poda severa nos ramos, em julho e agosto, para redução do porte da planta, limpeza e arejamento.
O plantio da muda enxertada de cajueiro anão precoce deve ser feito sempre na época chuvosa. Na época chuvosa o terreno tem água suficiente para alimentar as plantas de cajueiro. Se o plantio for irrigado, pode ser feito em qualquer época do ano.
O cajueiro é uma planta nativa do Brasil, que pertence à família Anacardiaceae e ao gênero Anacardium. Esse gênero é constituído por 22 espécies, encontradas principalmente nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga.
O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence a família Anacardiaceae. Apesar da distribuição da espécie pelo país, a maior produção de caju está concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.
O cajueiro é uma árvore monóica, frutífera, nativa das regiões litorâneas do nordeste brasileiro, onde forma extensos bosques de cajueiros. ... A árvore do cajueiro possui copa ampla e espalhada, com galhos muito ramificados e tortuosos. O tronco apresenta ritidoma acinzentado e fissurado em placas.
pseudofruto
A amêndoa da castanha-de-caju constitui-se num dos principais produtos de utilização do cajueiro. É rica em proteínas, lipídios, carboidratos, fósforo e ferro, além de zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura insaturada, que ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue.
Morango não é fruta Tudo por causa da parte suculenta do morango (aquela que nós consumimos), que não se desenvolve a partir do ovário da planta – como fazem as frutas reais - e sim de um tecido de outras partes florais. Maçã, abacaxi e caju são outros exemplos de “frutas que não são frutas” de verdade.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.
O morango ou o morangueiro é uma planta híbrida que surgiu naturalmente na França durante o século XVIII, sendo resultante do cruzamento de duas espécies silvestres oriundas do continente americano, uma sendo a espécie Fragaria virginiana e a outra a espécie Fragaria chiloensis.
Sim. As sementes são os pontinhos amarelos que ficam na parte externa. Eles são chamados aquênios e são os frutos verdadeiros do morangueiro. O restante da polpa, que é o que é popularmente chamado “fruta”, na verdade, é apenas o desenvolvimento de uma parte da flor denominada receptáculo.
Dentre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom funcionamento do sistema digestivo, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros.
Segundo o site Food Matters, um adulto, deve comer, em média, duas peças de fruta por dia: uma laranja e uma maçã, uma banana e um punhado de uvas, um ou dois kiwis e alguns morangos.
Como e quanto consumir O morango pode ser consumido de diversas maneiras. Por ser um alimento de baixa caloria, cada 100 g (6 unidades) possui 30 kcal, não existe grande restrição para quem está de dieta.
FRUTAS VERMELHAS (MORANGOS, FRAMBOESAS) OU TANGERINA Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.
10 Benefícios do Morango à Saúde Diminui a fome: O morango é rico em fibras e isso faz com que você tenha sensação de saciedade e, por isso, não tenha tanta vontade de encher o prato tanto quanto antes. Por isso, fica a dica de comer algumas unidades pela manhã ou antes daquela saída que você tem medo de exagerar.
Porção recomendada: 1/4 de xícara de morango fresco inteiro. O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas e além disso, é rica em compostos bioativos devido a sua elevada quantidade de vitamina C, folato e compostos fenólicos, que proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Os principais benefícios do morango são:
As folhas são muito saudáveis Se você é uma das pessoas que tiram as folhas do morango, você jogou fora ingredientes importantes. As folhas contêm taninos. Esta é uma substância orgânica que se liga a outros alimentos durante a digestão e, portanto, ajuda o processo digestivo.