A carência é contada em meses e não em dias como o tempo de contribuição. Mesmo se o filiado ao INSS tiver trabalhado 1 dia no mês pagando INSS, ele terá 1 mês inteiro contando para carência.
12 contribuições mensais
Quem preferir poderá ligar para a central de atendimento 135, para saber se terá direito à diferença. Esse pagamento será feito em conta corrente, no caso de segurados que recebem nesta modalidade, direto no caixa do banco ou por saque com cartão magnético.
Diferença auxílio doença O segurado que tiver direito à diferença receberá uma carta do INSS com as informações do recálculo, bem como do total devido. Além disso, o beneficiário pode consultar se tem direito à diferença pelo Meu INSS (site e aplicativo) e pelo telefone 135.
Quem tem direito ao auxílio-doença no INSS Quanto ao prazo de concessão dos benefícios (o que também inclui aposentadorias, por exemplo), a Previdência diz que a média é de 66 dias.
Quando o INSS nega o pedido de auxílio-doença o trabalhador tem 3 opções: pode aceitar a decisão e voltar ao trabalho, pode entrar com um recurso administrativo ou pode tentar a via judicial. ... Outro problema é que o INSS leva de 30 a 60 dias para dar o resultado, nesse período a pessoa não recebe nada.
Direitos do beneficiário. Antes de começar a receber o auxílio-doença, o segurado deve passar pela perícia médica do INSS, contudo, se o pedido for negado, há a possibilidade de solicitar a reconsideração administrativa, para somente então realizar uma nova perícia médica com um outro médico.
Os trabalhadores têm direito de solicitar a prorrogação do pagamento do benefício sem passar pela perícia por até seis meses, porém é necessário fazer o pedido no site do INSS. Caso o benefício seja cortado é possível contestar no INSS.
Prorrogação do auxílio-doença A partir de agora, o segurado que recebe o benefício e não se considera apto para retornar ao trabalho só poderá fazer dois pedidos de prorrogação ao órgão. Antes, não existia limite para a quantidade de pedidos de prorrogação.
Para entrar com uma ação na Justiça, o beneficiário precisa contratar um advogado. “Entramos com uma ação em casos específicos, quando a pessoa está passando por necessidade, numa situação de vulnerabilidade” diz Adriane.
Para entrar na justiça federal, você pode procurar um advogado ou defensor público federal. Ou ainda você pode procurar a vara do juizado especial federal mais próxima de sua residência, sem ser representada por advogado que eles fazem sua ação sem advogado mesmo.
Ministros entenderam que ação contra INSS será julgada pela Justiça comum somente se não houver Vara Federal na comarca. "A competência prevista no § 3º do artigo 109 da Constituição Federal, da Justiça comum, pressupõe inexistência de Vara Federal na Comarca do domicílio do segurado."
Qual o prazo para que o INSS implante tal benefício? Após concedido o benefício de forma administrativa ou judicial, o INSS possui prazo de 30 (trinta) dias para implantá-lo de acordo com o artigo 56 da Portaria 548/11 do Ministério da Previdência Social: Art. 56.