As origens da ginástica acrobática estão nas atividades circenses e de lazer no período da Antiguidade, principalmente por gregos, romanos, chineses e egípcios. No Egito, por exemplo, escavações arqueológicas indicam a sua prática, através de pinturas ilustrativas, desde 2300 anos a.C.
1934
Inspirado na cama elástica presente na prática circense, a ginástica de trampolim é um esporte que foi criado nos Estados Unidos, no início do século XX. A ginástica de trampolim, até 1998, tinha um órgão específico para organizar a modalidade e suas comeptições: a Federação internacional de Trampolim (FIT).
A Acrobacia teve origem no ano de 1500D. C. e reporta as bases dos seus fundamentos aos espectáculos da Antiga Grécia. “Akrobatos”, palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por “Akros”, ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés.
A ginástica artística chega ao Brasil em finais do século XIX. ... Em 25 de novembro de 1978 foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), órgão responsável pela modalidade no país. Logo, ela filiou-se à Federação Internacional de Ginástica (FIG), responsável pela organização de competições mundiais.
A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. Fixado no Rio Grande do Sul, os europeus trouxeram os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn, e aos poucos foram introduzindo os equipamentos na prática dos exercícios.
GAC (Resposta Correta)
A prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística conta com relatos no Egito Antigo. Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.