Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
De acordo com cálculos efetuados por engenheiros especialistas do setor elétrico, a equivalência ou conversão de unidades de medidas elétricas é feita assim:
Os relés devem ser dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal (In) que circula pelo trecho onde está ligado. IMPORTANTE: 1) O relé NÃO deve ser dimensionado com In situado no extremo superior da faixa de ajuste. Pois se o motor tiver um FS>1, o relé não permitirá tal corrente.
O contator é um dispositivo eletromecânico (assim como um relé) que permite o acionamento de cargas a partir da polarização de uma bobina. Dessa forma, é possível realizar o acionamento de cargas trifásicas a partir de um acionamento monofásico, realizando a comutação de sinais completamente isolados entre si.
O Contator tripolar (ou de potência) é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensões diferentes do circuito de comando, e até conter múltiplas fases.
Para começar conecte o cabo da fase no disjuntor e o cabo do neutro no barramento. Depois leve a fase até a botoeira S1, ligando-a no contato 11 normalmente fechado (NF). Iremos usar essa botoeira para desligar o contator.
A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação (alternador) alta.
Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases.
Partes principais de um contator:
A1 e A2 é a alimentação da bobina de seu contator. L1, L2, L3, são os contatos de potência do seu contator. Contatos com final 1 e 2 são contatos auxiliares fechados. Contatos com final 3 e 4 são contatos auxiliares abertos.
Contatos de Carga Nota 1 – NO: Normaly Open, ou seja, Normalmente Aberto (NA). Nota 2 – NC: Normaly Closed, ou seja, Normalmente Fechado (NF).
AC2: Refere-se partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis. ... AC3: é relativa aos motores de gaiola cujo desligamento é efetuado com o motor em regime. No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor.
Os dispositivos de comando, de acionamento e controle são constituídos por chaves, algumas aptas a interromper ou ligar circuitos com carga (disjuntores), outras perfazendo essas funções somente sem carga (seccionadoras).
Contator. Também é um dispositivo eletromecânico e o principal elemento em comandos elétricos. Sua principal função é controlar a passagem de altas correntes. Ele também possui as configurações NA e NF, que variam de acordo com o fabricante e a necessidade.
Já o circuito de comandos ou de controle, é onde os dispositivos de acionamento e sinalização são encontrados, este local é onde possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica dos elementos deste circuito, ou seja em comandos elétricos o circuito ...
Os comandos elétricos mais comuns são compostos por um circuito de força, que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, onde ficam suas cargas (como os motores e transformadores); e por um circuito de comando, onde ficam as lógicas de acionamento dos dispositivos de sinalização e acionamento (como botoeiras).
SINALIZADORES
O que é necessário para fazer um diagrama de comandos elétricos