Para calcular a concentração em quantidade de matéria de íons em solução, basta escrever a equação iônica e relacionar a proporção estequiométrica com a concentração da solução. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
A molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V). ... Essa concentração é medida em mol por litro (mol/L).
''O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1.'' Sendo assim, a massa molar é a massa de 6,02 x 1023 entidades químicas e é expressa em g/mol.
Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.
A normalidade é uma forma de expressar a concentração de uma solução. A normalidade indica o número de equivalentes-grama do soluto em 1 (um) litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (eg) de soluto dissolvidos e o volume de solução em litros.
Nós podemos relacionar a massa de uma substância à sua quantidade de matéria. Essa relação é chamada de massa molar, ou seja, a massa de um mol dessa substância. Assim, a massa molar da água é 18 g/mol, ou seja, 1 mol de água, que corresponde a 6,02 x1023 moléculas de água, tem a massa 18 g.
1 ml/mol = 0,001 l/mol - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de ml/mol em l/mol.
Divida a massa do produto químico adicionado a um dado volume de água pela sua massa molecular para encontrar o número de mols desse produto. Por exemplo, se estiver adicionando 270 g de glicose a um volume de água, então 270 g / 180 g/mol = 1,5 mol.
Para converter mol/L para g/L basta multiplicar o valor em mol/L pela massa molar. As subdivisões das unidades de cálculo ocorrem pelas variâncias que cada unidade podem assumir.
A massa molar de átomos de um elemento é dada pela massa atômica relativa padrão do elemento multiplicada pela constante de massa molar, 1 × 10−3 kg/mol = 1 g/mol.
Questão 1: Uma solução contém Ba2+ e Ca2+, ambos com concentração 0,010 mol L-1. Adiciona-se NaF sólido em quantidades bem pequenas.
Para determinar a concentração dos íons em uma solução é preciso observar a proporção de cátions e ânions na fórmula da substância e o seu grau de dissociação ou ionização.
Resposta. Em 1 mol de cloreto de alumínio (AlCl3) há 27g de alumínio e 106,5g de cloro, portanto 0,0750g está para 133,5g (que é a massa total de 1 mol de cloreto de alumínio) assim como a quantidade de íons cloreto que você quer saber está para 106,5g. Sua resposta: 0, de íons cloreto.
Veja como ele pode ser determinado a seguir:
Cálculos envolvendo o pH de soluções
Esse cientista afirma que ácido é toda substância capaz de se ionizar e produzir íons hidrônio em meio aquoso. A sigla pH serve como referência para a determinação do nível de acidez de um meio.
A Alcalinidade é a medida total das substâncias presentes na água, e capazes de neutralizarem ácidos. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes na água e que atuam como tampão. Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada pequena quantidade de um ácido fraco seu pH mudará instantaneamente.
A alcalinidade é definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.
Controlar acidez significa adicionar substâncias neutralizadoras, as mesmas indicadas para a elevação de pH. Alcalinidade de uma amostra de água pode ser definida como sua capacidade de reagir quantitativamente com um ácido forte até um valor definido de pH.
A alcalinidade da água é medida em partes por milhão (ppm), e refere-se à capacidade que a piscina tem de neutralizar ácidos, mantendo um pH estável. Considere a alcalinidade como um conjunto de sais minerais que a água tem.