Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
A massa molar é a massa contida em 1 mol de substância. O mol é a unidade de medida do Sistema Internacional utilizada para determinar a quantidade de partículas elementares. O número de mol está relacionado com a Constante de Avogadro, NA, que corresponde a 6,02 x 1023 átomos, íons ou moléculas de uma substância.
A vantagem de se utilizar o Sistema Internacional de Unidades é ter um certo padrão universal. Por exemplo, imagine se vários cientistas adotassem sua própria unidade. Seria impossível um aluno aprender facilmente certa matéria.
A massa molar é a massa (em gramas) de um mol de substância (elemento, íons etc.), e o mol tem uma quantidade de átomos com a massa em gramas igual à massa atômica. Os átomos, elétrons, moléculas e íons são entidades muito pequenas, invisíveis aos olhos humanos.
Logo, definidas as unidades básicas, outras unidades podem ser incorporadas a partir delas. O Sistema Internacional de Unidades define como unidades de base ou unidades fundamentais sete grandezas: metro, segundo, Ampère, Kelvin, Quilograma, Candela e Mol, como representado na figura a seguir.
Um sistema de unidades é caracterizado por um conjunto de unidades e regras que as definam. O sistema internacional de unidades (S.I) possui sete unidades de base e, todas as outras unidades são derivadas destas.