A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º). Para estabelecer a distância entre os dois necessitamos da equação geral da reta e da coordenada do ponto.
2: Retas reversas: θ = ∠(r1, r2). ◦ se r1 r2, então ∠(r1,r2) = 0o. ∠(r1,r2) = ∠(r1,r2) Page 2 200 Geometria Analítica - Capítulo 12 Além disso, pelo paralelismo, ∠(r1,r2) independe do ponto P escolhido. A medida dos ângulos pode ser dada em graus ou radianos.
Observe que a distância d entre as retas r e s é a distância entre os dois planos. Esta distância d é, por exemplo, a distância de qualquer ponto Q da reta s ao plano π. Esta distância pode ser calculada usando o produto misto como fizemos anteriormente.
A distância d entre duas retas r e s concorrentes é nula, por definição.
Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. ... Retas concorrentes perpendiculares: são retas que possuem ponto em comum formando um ângulo de 90º. Retas reversas: estão presentes em planos distintos.
As retas concorrentes formam entre si 4 ângulos e de acordo com as medidas desses ângulos, elas podem ser perpendiculares ou oblíquas. Quando os 4 ângulos formados por elas são iguais a 90º, elas são chamadas de perpendiculares. ... Na figura abaixo representamos as retas u e v oblíquas.
Resposta. As retas concorrentes são u e v, u e r, . u e s, u e t, r e t, s e t; As retas paralelas são r e s; As retas perpendiculares são u e v; As retas oblíquas são u e r, u e s, u e t, r e t, s e t; O ângulo IHJ mede 90º; O ângulo BAH mede 110º; O ângulo CAD mede 110º.