O objetivo da Sociologia das Organizações, além de investigar padrões que influenciam na implantação, na expansão e no desenvolvimento das organizações, é o de promover o claro entendimento dos fenômenos em torno das inter-relações sociais dentro da organização que será analisada.
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
Confira o ranking dos maiores problemas do mundo elencados pelos jovens:
Segregação, favelização, ilhas de calor, inversão térmica são alguns dos principais problemas socioambientais urbanos. A urbanização da sociedade aconteceu de forma desigual em todo mundo.
A poluição de carros, asfaltamento e a ausência de áreas verdes na cidades causam as ilhas de calor, que é quando um local se torna mais quente que os locais a sua volta, muito como de acontecer em centros urbanos, exemplo: São Paulo.