De acordo com North (1997), há diversos benefícios associados à gestão ambiental empresarial, como: (a) redução de custos, atrelada, por exemplo, ao uso racional de recursos (energia, matéria-prima etc.), à reciclagem de materiais e à fabricação de subprodutos; (b) aumento das receitas, decorrente de inovações em ...
A gestão ambiental cria oportunidades à empresa de adicionar valor e obter vantagem competitiva mediante o reconhecimento público, economia de custos ou ganhos adicionais, enquanto alivia o impacto do seu processo produtivo no ambiente. (AULER, 2002).
A “Gestão ambiental é o campo de estudo da administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não.
Normalmente, a implementação de um sistema de gestão ambiental é um processo voluntário. O grande motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades. Para que uma empresa seja bem-sucedida ela deve controlar os riscos e desenvolver as oportunidades.
Alguns dos benefícios na implantação da ISO 14001 na melhoria do desempenho ambiental de uma organização são: melhoria da imagem, redução dos riscos com penalidades legais e acidentes, melhoria da administração e maior controle dos processos organizacionais; demonstrar à comunidade e partes interessadas a existência de ...
Os benefícios econômicos e estratégicos da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pelas empresas podem refletir-se tanto em ganhos de mercado como em redução de custos, além de facilitar o acesso às fontes de recursos e à entrada nos mercados internacionais, principalmente europeu e norte-americano.
São benefícios da adoção de uma Gestão Ambiental, exceto: Abertura de mercados (competitividade). Controle de processos. Melhor visibilidade.
8. Qual das Normas abaixo, não está relacionada a implantação de um SGA ? ISO 14011 ISO 14061 OSHSAS 18001 ISO 14001 ISO 14004 1.
Quais são os indicadores que avaliam os esforços para resolver um problema ambiental? Indicadores de resposta Indicadores de pressão Indicadores de gestão Indicadores ambientais Indicadores de estado Explicação: São os indicadores de respostas que avaliam os esforços para resolver um problema ambiental.
Pode-se dizer que as empresas, em seus primórdios, consideravam as necessidades ambientais como algo que gerava apenas custos e se restringiam à preocupação de não realizar ações que incorressem em multas ambientais. Contudo, essa visão mudou e algumas empresas passaram a incorporar o conceito de gestão ambiental.
Foi solicitado a um gestor ambiental de uma empresa que criasse mecanismos para orientar o consumidor sobre a compatibilidade ambiental dos processos produzidos e dos seus produtos e serviços. Qual a finalidade desse procedimento? ... Colaborar para o consumo consciente do produto. Assegurar a economia de energia.
Que tipos de impactos econômicos a Gestão Socioambiental pode gerar às empresas? Assinale a afirmativa incorreta: Otimização da produção. Novos produtos, maior demanda, novos consumidores.
Vê-se que as décadas de 70, 80 e 90 foram o despertar das nações para a preocupação com o meio ambiente, porém, há de se enaltecer o fato de que a problemática com os recursos naturais, nestes períodos, foi caracterizada pela participação quase que somente de países ricos.
7-O principal benefício da sustentabilidade é preservação ambiental por meio de medidas como economia de energia elétrica, utilização de fontes alternativas de energia, reciclagem de materiais, tratamento do lixo, diminuição na emissão de gases poluentes, fim do desmatamento e incentivo ao consumismo sustentável.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos técnicos multidisciplinares com objetivo de realizar avaliação ampla e completa dos impactos ambientais significativos e indicar as medidas mitigadoras correspondentes.
Relatório do Estudo de Impacto Ambiental-RIMA, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Por estudos ambientais entende-se aqueles que avaliam os aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento.
O EIA é responsável por dizer a respeito da coleta de material, analise, bibliografia (textos), bem como estudo das prováveis conseqüências ambientais que podem ser causados pela obra. ... O RIMA é um relatório conclusivo que traduz os termos técnicos para esclarecimento, analisando o Impacto Ambiental.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos principais instrumentos utilizados para o planejamento ambiental, avaliação de impactos, delimitação de área de influência.
A AIA tem o papel de verificar antecipadamente quais impactos ambientais (positivos e/ou negativos) que uma determinada atividade pode causar, geralmente composto por dois instrumentos de análise o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) é um instrumento da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), que identifica as consequências futuras de uma ação, sendo usado como uma ferramenta para tomada de decisão em um empreendimento próximo de áreas naturais com paisagens ainda conservadas como rios, lagos, mar e unidades ...
A importância do EIA está relacionada às suas informações sobre a possibilidade ambiental da execução do projeto de instalação da obra ou atividade, sendo necessário também em razão da sua capacidade de prever os danos potenciais ao meio ambiente e evitá-los por meio de medidas mitigadoras.
A importância do Estudo de Impacto Ambiental Através do Estudo de Impacto Ambiental, é possível garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, a implantação de obras, construções e o desenvolvimento econômico, aliados a preservação ambiental.