O sódio entra na célula e o potássio sai. Por causa dos canais de repouso de potássio, sempre abertos, a membrana plasmática é aproximadamente cem vezes mais permeável ao potássio do que ao sódio, ou seja, mais íons de potássio saem da célula do que íons de sódio entram na célula.
O sódio é o cátion predominante no líquido extracelular, enquanto o potássio é o cátion predominante no líquido intracelular.
A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo que ocorre em todas as células do corpo. O processo ocorre devido às diferenças de concentrações dos íons sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora da célula.
Para manter esse potencial de repouso, é preciso manter o gradiente de concentração. Esse gradiente é mantido por meio da bomba de sódio e potássio.
O potencial de repouso da membrana é determinado pela distribuição desigual de íons (partículas carregadas) entre o interior e o exterior da célula e pela permeabilidade da membrana diferenciada para diferentes tipos de íons.
A célula é eletricamente carregada no seu meio intra e extracelular devido à concentração de íons principalmente de Na (sódio), K (potássio) e Ca (cálcio) que são eletricamente positivos e Cl (cloro) que tem carga negativa. ... Quando não há variação elétrica, dizemos que esta célula está em um estado de Repouso.
Lei do tudo ou nada Isso significa que ou o estímulo é suficientemente intenso para excitar o neurônio, desencadeando o potencial de ação, ou nada acontece. Não existe potencial de ação mais forte ou mais fraco; ele é igual independente da intensidade do estímulo.