Olá! A didática tem grande importância na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos de modo que que uma boa didática pode fazer toda diferença na transmissão de um conteúdo no ambiente escolar. Didática consiste na metodologia utilizada por um docente para transmitir o conteúdo aos seus alunos.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Como se dá a aprendizagem e o que é fundamental levarmos em consideração para que de fato ela aconteça na vida escolar do aluno Aprender, dentro da visão da pedagogia dos conteúdos, é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente, organizando os dados disponíveis da experiência.
No papel de educador (professor) é fundamental que, ao se tratar da formação da cidadania do indivíduo, em especial do aluno, considerar como requisito principal a participação efetiva na construção do projeto pedagógico da escola.
É o aluno o responsável final pela sua aprendizagem ao atribuir significado aos conteúdos, no entanto é o professor que determina as atividades que os alunos devem desenvolver, possibilitando uma orientação adequada ao processo de construção do conhecimento.
O que esperar da educação no futuro?
A aprendizagem é um dos temas mais estudados pela Psicologia. A razão deste interesse em investigar o processo de aprender é clara: praticamente todo o comportamento humano é aprendido. Por isso, o homem é o que mais depende da aprendizagem para sobreviver. ...
Dessa forma: São muitas as questões consideradas importantes pelos teóricos da aprendizagem. Qual o limite da aprendizagem? ... As teorias cognitivistas, defendem que a aprendizagem acontece através da relação do sujeito com o meio que o circunda, levando a uma organização interna como forma de interação com o mundo.
Alfabetização – processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto é do conjunto de técnicas – procedimentos habilidades - necessárias para a prática de leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita ( ...
Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. ... A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz.
Mediante estudos e explanações, podemos dizer que a teoria da assimilação de David Paul Ausubel (1989), ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.
A aprendizagem significativa é dita subordinada quando os novos conhecimentos potencialmente significativos adquirem significados, para o sujeito que aprende, por um processo de ancoragem cognitiva, interativa, em conhecimentos prévios relevantes mais gerais e inclusivos já existentes na sua estrutura cognitiva.
O conhecimento mecânico consiste na incorpo- ração de conceitos isolados. O significativo, por sua vez, é o conhecimento em rede com muitos conceitos (unida- des de conhecimento) interligados.
Não-arbitrariedade e substantividade são as características básicas da aprendizagem significativa. Não-arbitrariedade quer dizer que o material potencialmente significativo se relaciona de maneira não-arbitrária com o conhecimento já existente na estrutura cognitiva do aprendiz.
Como já referimos, uma das ideias-chave da aprendizagem contextualizada é a de que são os alunos que vão descobrindo e construindo o seu conhecimento, por meio da observação e da participação em atividades autênticas. Resolvendo problemas, os alunos aprenderiam skills complexos, sem necessidade de instruções formais.
É preciso vincular os conteúdos escolares a situações que façam sentido para o aluno, incorporando as vivências dele. Assim, ele é capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos.