A ressignificação de variadas práticas religiosas, políticas e sociais, advindas do Antigo Império Iorubá, processo já iniciado no próprio continente africano, foi a matriz de um rico e diversificado processo de ressignificações ocorrido no Brasil, a partir do contexto da escravidão, que deu origem a grande parte da ...
Os Iorubás e os Bantos foram importantes para a formação cultural do Brasil por serem a ancestralidade de muitos afrodescendentes brasileiros. ... Além disto, o modo como falavam também passou a integrar o vocabulário brasileiro - palavras como cafuné e cafundó, por exemplo, vieram destes povos.
Os iorubás configuram uma das mais significativas culturas da história do continente africano; eles estão localizados na região sudoeste da Nigéria e no sul do Benin, onde se concentra uma minoria. Afirmam os historiadores que os domínios iorubás se desenvolveram ao longo da margem sul do rio Níger.
Na verdade, a origem do povo iorubá é a cidade de Ile-Ife (Nigéria). ... O povo Yoruba inclui um grande número de grupos étnicos, tais como os Egba, os Ketu, Ijebu e os Ife, entre outros. Eles eram de Dahomey (hoje Benin), do Togo e na maioria do sudoeste da Nigéria.
Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola. ... Também são de origem banta o berimbau, a cuíca e a capoeira.
As principais cidades iorubás são Lagos (capital da Nigéria), Ibadan, Abeokuta, Akure, Ilorin, Ogbomoso, Ondo, Ota, Shagamu, Iseyin, Osogbo, Ilesha, Oyo e Ilé-Ifè. "Os nagôs (iorubás) são, ainda hoje, os africanos mais numerosos e influentes nesse estado (Bahia).
localize e escreva o nome das principais cidades, civilizações ou reinos que se desenvolveram nessa região (africa nilótica) alexandria,cairo,egito,meroe,núbia,senar,etiópia e axum (mapa).
A partir da década de 1830, os iorubás entraram em grande número pelo Porto de Salvador na Bahia trazendo sua língua, sua arte, sua religião, seus hábitos e costumes.
salvador
Os principais portos onde os escravos negros desembarcavam no Brasil foram os das cidades do Rio de Janeiro, Salvador e de Recife. Há uma predominância de dois portos da região nordeste, em função do desenvolvimento econômico superior dessa região.
Como o modelo de cidade iorubá foi organizada em quarteirões residenciais, geralmente tendo como base o clã, cada quarteirão, então, tem seu chefe/obá. Na atualidade, devido ao grande número de bairros urbanos, cada representante de clã não poderia ter um lugar no Conselho de Estado.
Numerosos reinos de diversos tamanhos organizavam-se em torno de um único rei, o obá. As cidades eram muito povoadas. No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo.
Os bantos constituem um grupo etnolingüístico, localizado principalmente na América subsariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo.
Os iorubas residiam na África ocidental. Essa civilização era muito rica e vivia do comércio. Os comerciantes circulavam tanto pela terra como pelos rios. Eles navegavam em canoas que sempre estavam carregadas de produtos que eram coletados nas florestas como, pele de leopardo, pimenta, marfim, noz de cola.
Resposta. Resposta: Pele de leopardo, pimenta, marfim, metal e nóz-de-cola.
As crenças dos povos iorubás estavam fundamentadas em um modelo animista da religiosidade, dotando de espírito - e intencionalidade - uma série de forças da natureza diversas.
Eram povos agricultores (exemplos de plantas de origem africana e que talvez tenham sido cultivadas pelos primeiros povos bantos são: o sorgo, a melancia, o jiló, o feijão-fradinho, o dendezeiro e o maxixe), caçadores, pescadores, coletores e criadores (por exemplo, de galinha d'angola).
Obá ("rei" ou "governante" na língua edo) é o chefe tradicional dos edos e dos iorubás.
As Máscaras Gueledé As máscaras Gueledé, assim como os egunguns e as Epa, são as mais conhecidas e populares na cultura iorubá. ... O que está esculpido na parte superior da máscara está, também, relacionado a inúmeros aspectos da vida e crença dos Iorubá como as ocupações profissionais, mitos, entre outros temas.
Muitas vezes, as esculturas são também projetadas para acompanhar complexos arquitetônicos, com o objetivo de compor um conjunto artístico harmonioso. É o caso das esculturas que acompanham as catedrais góticas da Idade Média e os palácios em estilo clássico do período das monarquias absolutistas.