O fígado, seja de vaca, porco ou frango, é um alimento muito nutritivo que não só é uma fonte de proteínas, como também é rico em vitaminas e minerais importantes, podendo trazer benefícios para o tratamento de alguns problemas de saúde, como a anemia.
Encha uma vasilha de vidro com água fria – não muito gelada, mas mais fria do que a temperatura ambiente. Coloque os fígados na água e, se possível, não deixe um em cima do outro. Deixe de molho por 15 minutos. Durante esse tempo, a água poderá coagular o sangue, o que facilitará a remoção.
Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.
Para limpar o fígado, dê preferencia a pedaços grandes ou inteiros. Comece retirando toda a membrana fina e branca que recobre a carne. Puxe delicadamente para trás até ela se desprender por completo. Use uma faca bem afiada e retire do fígado as pequenas veias e minicanais que ficam no seu interior.
Truque do leite Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender. Meia hora antes de cozinhá-los, coloque-o de molho no leite. Você deve usar cerca de 8 colheres (sopa) para cada quilo de bife.
Modo de Preparo CORTA-SE O FÍGADO DEIXANDO SÓ O FILÉ, CORTA-SE O MESMO EM PORCÕES DE 600G, EM SEGUIDA COLOCA O SAL DE PEDRA E LEVA À CHURRASQUEIRA, APÓS 5 MINUTOS RETIRA-SE O SAL DE PEDRA COM UM PINCEL MOLHADO NA MANTEIGA,REPETINDO ESSE PROCESSO DURANTE UNS 40 MIN.
Corte a peça de fígado ao meio sem deixar que ela se separe. Amasse o alho, a pimenta-do-reino, misture o molho e passe dos 2 lados de dentro do fígado, em seguida coloque a cebola picada. Enrole o barbante no fígado, fechando bem para que não se solte. Leve para assar, de preferência para assar na churrasqueira.
Qual Carne Boa Para Bife Escolher?
Entre os tipos de carne que podem ser usados estão patinho, alcatra, cupim, lagarto, costela, maminha e picanha.
As carnes de primeira São elas: baby beef, maminha, coxão mole, lagarto, contrafilé, patinho, picanha, filé mignon e alcatra.
A carne mais comumente consumida é a de boi. É mais macia e saborosa, pois o boi é criado especificamente para o abate enquanto a vaca procria e dá leite. Isso faz com com que ela tenha uma vida mais longa. O boi é abatido logo que atinge “o ponto” portanto sua carne é mais jovem e macia.
Filé mignon e Contrafilé: carnes do lombo da vaca, funcionam melhor fritando, grelhando ou assando.
É um mamífero ungulado e apresenta dois dígitos (dedos) em cada membro. O macho da espécie recebe o nome de boi, ou touro, enquanto que a fêmea é conhecida por vaca e o animal jovem por bezerro, e depois novilho.
Por exemplo, está no senso comum que as vacas e os bois apresentam chifres, mas não, esses animais apresentam cornos! Vamos entender as diferenças entre essas duas estruturas? Essas estruturas são visíveis e presentes em alguns grandes ungulados (mamíferos com casco). São coletivamente chamados de apêndices cranianos.