Agora vamos aos números: Em 1 taça de vinho (de 200ml) temos 170 cal. Em um copo de cerveja, daqueles servidos em bares (300ml) temos 150 cal. Na lógica é mais comum alguém beber 8 chopps, do que 8 copos de vinho, portanto, o vinho até pode ser mais calórico, mas bebe-se menor quantidade.
Isso, na prática é o equivalente a uma lata de cerveja ou chope (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de destilado (30 ml).
Cerveja - 2 a 2,5L/pessoa. Destilados para batidas (vodca, cachaça) - 1L/3 pessoas. Vinho ou espumante: 1 garrafa/2 pessoas.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.
Embora as bebidas tenham diferentes graduações alcoólicas, os diferentes tipos e tamanhos de copos fazem com que a quantidade de álcool ingerida seja praticamente a mesma, o que corresponde a 10 – 12 gramas de álcool por copo ou uma unidade de bebida padrão.
O nível de sobriedade varia de 0,01 a 0,05 g/dl.
Podemos usar também a seguinte fórmula para calcular o ABV:
O Teor de sólidos é expresso em porcentagem e é calculado dividindo a massa de sólidos obtida após secagem / pela massa total da amostra x 100.
É bem simples, basta pegar o teor alcoólico e multiplicar pela quantidade a ser bebida em mililitros. Depois, é só dividir por mil. O valor encontrado é o quanto aquela bebida significa em unidade alcoólica, sempre lembrando que nunca deve-se passar de 12 unidades por semana. 4,7 x 600 ml ÷ 1.
Para a determinação do teor alcoólico da cachaça, deve-se preparar 50 mL de solução cachaça-água 1:1. Para esse propósito, deve-se medir 20 mL de água destilada com uma proveta e transferir a um balão volumétrico, adicionar 25 mL de cachaça adoçada, agitar e completar o volume com água destilada.
Como enganar o bafômetro?
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), alguns testes de alcoolemia podem detectar rastros de álcool até 12 horas após a ingestão. Por isso, o recomendado é aguardar 12 horas para assumir o volante.
0,05 mg