O programa é gratuito e pode ser armazenado no smartphone A partir de hoje (12) a versão digital da nova cédula de identidade pode ser baixada por meio do aplicativo RG Digital SP. Lançado pela Polícia Civil de São Paulo o aplicativo permite que a identidade virtual seja armazenada no smartphone gratuitamente.
Certidão de nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia devem estar legíveis e em bom estado de conservação; Certidão de casamento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia devem estar legíveis e em bom estado de conservação.
Embora o RG não tenha um prazo de validade, a maioria dos bancos, instituições financeiras e cartórios só aceitam o documento caso ele tenha sido expedido nos últimos 10 anos.
Sendo assim, os principais órgãos federais indicam que o RG seja renovado a cada 10 anos.
A taxa de emissão da segunda via do RG é de R$41,42. A primeira via é gratuita. Para agendar, cadastre-se ou acesse aqui. (*) Preenchimento do campo é Obrigatório.
A renovação do CPF terá que ser feita anualmente. O objetivo é retirar do cadastro todos os contribuintes que já morreram e não deram baixa no documento, além dos fantasmas (aqueles ilegalmente inscritos no cadastro).
O CPF também não tem prazo de validade, mas por não conter foto nem assinatura, a pessoa tem que apresentar outro documento de identificação com foto. O RG é o mais tradicional. A emissão é controlada pela Polícia Civil.
Como regularizar o CPF pela internet
Passo 1: acesse o site da Receita Federal e, na tela de início, selecione a opção “CPF”. Passo 2: clique em “Alterar cadastro CPF”. Passo 3: na seção “Onde solicitar a alteração”, mas abaixo na tela, clique no link abaixo de “Pela internet”.
Como regularizar os dados do seu CPF
Como alterar o nome no CPF pela internet
Para atualizar quaisquer dados cadastrais de seu CPF, tais como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico. O atual serviço presencial de alteração de CPF continuará sendo disponibilizado em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
É possível atualizar os dados cadastrais do CPF (Cadastro de Pessoa Física) online gratuitamente. Para isso, o usuário deve acessar o site da Receita Federal e preencher um formulário eletrônico simples.
Como saber minha situação atual do CPF? Como já dissemos, a consulta pode ser feita de forma rápida e fácil pela internet, no site da Receita Federal. Basta preencher o número do CPF e a data de nascimento e clicar em "Consultar". Então, o sistema irá informar qual a situação cadastral que se encontra seu CPF.