Para o Ensino Fundamental, a BNCC está estruturada de uma forma mais conhecida, apresentando componentes curriculares divididos em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
Barreiras a serem superadas
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Habilidades da BNCC trabalhadas dentro de espaços maker: 3 exemplos
Tudo deve ser avaliado, de forma que a BNCC, sem que o tempo do aluno seja esquecido. Fazer o planejamento de acordo com a BNCC para 2021 não será tarefa simples. Vai ser preciso considerar diversos fatores, que vão desde o acesso às aulas que os estudantes tiveram em 2020, até o tempo de permanência deles na escola.
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) consiste em um documento que apresenta as aprendizagens fundamentais que devem ser trabalhadas com os estudantes durante a Educação Básica. ... A BNCC na educação infantil aborda uma série de competências que as crianças devem assimilar na vida escolar.
Até os anos 1980, a Educação Infantil era tratada como uma fase anterior à escolarização, e até por isso era chamada de “pré-escola”. Foi a partir da Constituição de 1988 que essa condição começou a mudar, quando se tornou obrigatório ao Estado oferecer atendimento a crianças de 0 a 6 anos de idade.