c(s)+O2(g) CO2(g) H1=-94,0Kcal. CH4(g)+2O2(g) CO2+2H2O(l) H3= -212,0 Kcal. ...
O cálculo da variação da entropia de um sistema é realizado pela subtração da entropia dos produtos pela entropia dos reagentes. O estudo termoquímico aborda, além da chamada entalpia, a variável entropia, que é a medida da desordem das moléculas presentes em um sistema químico.
São dadas as equações termoquímicas e as respectivas entalpias de combustão (H°C) a 25°C. I)C(s) + O2(g) CO2(g) H1C = –394 kJ/mol. II) C6H6(ℓ) +15/2 O2(g) 6 CO2(g) + 3 H2O(ℓ) H2C = –3268 kJ/mol.
H2(g) + ½ O2(g) H2O(ℓ) ∆H = – 286 kJ (formação de água) Aplique a lei de Hess para a determinação do ∆H da reação de hidrogenação do acetileno, de acordo com a equação: C2H2(g) +2 H2 C2H6(g) ...
C(diamante) + O2(g) → CO2(g) ∆H = -396 kJ.
Um elemento ou composto químico está no estado padrão quando se apresenta em seu estado (físico, alotrópico ou cristalino) mais comum e estável, a 25 °C e a 1 atm de pressão. Por convenção, substância simples ou elemento químico no estado padrão possui entalpia sempre igual a zero.
Sabemos que o carvão se torna diamante por causa da pressão. Os valores têm sido bombardeados por pressão. Perceba que, dependendo do tipo de influência, o carvão não evolui para diamante, mas se quebra, deteriora e torna-se pó.
Fusão é o processo pelo qual um sólido se transforma em líquido. Requer a absorção de aproximadamente 80 cal/g para a água (calor latente de fusão). A solidificação (congelamento), o processo inverso, libera estas 80 cal/g.
No calor latente ocorre a mudança de estado físico. Ou seja, a substância pode passar do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa. Quando a mudança é da fase líquida para a fase gasosa o calor latente é chamado de calor de vaporização (Lv).
As reações químicas ou as mudanças de estado físico que liberam calor são processos chamados de exotérmicos. E os que ocorrem com absorção de calor são endotérmicos.
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
Quando há mudança de estado físico em substâncias puras a temperatura não varia. Nesse caso, o corpo recebe calor para mudar o seu estado físico, mas não altera a sua temperatura. Da transformação entre os estados físicos derivam a fusão, vaporização, condensação ou liquefação e sublimação.
Resposta. Resposta: A pressão e a temperatura, que são as variáveis de estado, influenciam no estado físico em que uma substância se encontra e ao receber ou perder certa quantidade de calor ela pode sofrer uma mudança/transição desse estado.
Resposta: Se uma substância estiver recebendo calor, então o calor latente será positivo, processo endométrico (ocorre na fusão ou vaporização). Se a substância estiver perdendo calor, então o valor de calor latente será negativo, processo endotérmico (solidificação e liquefação).
A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.
Quando as substâncias mudam de estado, absorvem ou liberam energia. No caso da água gasosa, por exemplo, ela libera energia para tornar-se líquida, e a água líquida também deve liberar energia para se solidificar.
Os fatores que determinam o estado em que as substâncias se encontram são a temperatura e a pressão. Ou seja, para cada fase os materiais possuem temperatura e pressão diferente. ... Em condições ambiente esta substância se encontra no estado líquido, contudo, se abaixarmos a sua temperatura, passará para o estado sólido.
Ao ser aquecida pelo Sol, ocorre a evaporação, ou seja, a água passa do estado líquido para o estado gasoso (vapor) e sobe para as nuvens. ... Sob determinadas condições, no interior das nuvens, a água também pode solidificar-se, passando para o estado sólido(gelo). Isso acontece quando chove granizo ou neva...
Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
A mudança no estado físico da água (sólido, liquido, gasoso) são provocadas pela alteração de temperatura, por exemplo, o aquecimento faz uma pedra de gelo (estado sólido) se transformar em água em estado líquido.
Resposta: No caso da água, uma alteração em sua forma será uma transformação física pois não haverá nenhuma alteração na composição química da mesma (H2O). A água só irá alterar o seu formato físico, e a maneira como as moléculas são arranjadas.
Resposta: As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico. Exemplos de transformações físicas: Um papel que se rasga.
Veja mais exemplos de fenômenos físicos: