Cabos de fibra óptica estão substituindo fios de cobre para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital. Estes cabos são feixes de "fios de vidro" extremamente puros que foram revestidas em duas camadas de plástico reflexivo.
Como funciona a fibra óptica? Seu funcionamento ocorre pela luz transmitida que segue pelo sistema fibroso em um princípio único. ... No seu interior, acontece a reflexão da luz principal, mas sua transmissão dentro da fibra ocorre graças à diferença de refração entre o revestimento externo e o material nucleico.
Cabos submarinos são colocados no relevo oceânico, entre estações terrestres, para transmitir sinais de telecomunicações através de trechos de mar. Os primeiros cabos submarinos foram estabelecidos na década de 1850, para o tráfego de telegrafia.
Relembrando: Não é permitido levar condutores com eletricidade de potência (os fios com 127/220 Volts) no mesmo caminho que os fios que levam os sinais para internet, TV a cabo etc. Há diversas soluções para contornar o problema, mesmo que ele esteja somente dentro do apartamento.
A melhor coisa é comprar o cabo, as ponteiras e o alicate. Ir passando os cabos por dentro das paredes. basta enfiar pelos conduítes que eles saem no próximo ponto e ir direcionando para onde quiser. O ideal é usar um passa fios.
Teoricamente, os cabos do padrão Cat5 podem suportar velocidades de transferência entre 10 Mbps e 100 Mbps. Entretanto, é possível atingir velocidades acima de 1 Gigabit em distâncias mais curtas, mas tudo vai depender das condições da sua rede.
A corrente deve ser de no máximo 1 ampère, com uma tensão de até 12 volts ou 2 ampères para tensões de até 6 volts. Devemos também considerar as perdas de energia do cabo.