Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Para evitar o assoreamento dos rios é preciso investir em ações de preventivas. Assim sendo, é necessário que processos de erosões, que acontecem próximo a locais de drenagem, sejam reduzidos. Outra medida que pode reduzir o assoreamento dos rios é instalar barreiras que impeçam que os detritos fiquem acumulados.
Faça uso de Plantas e Árvores – Ao utilizar os diferentes tipos de bambu, é possível conter grande parte do desgaste sofrido pelo solo, pois as árvores atuam como uma forma de proteção, além de absorver o excesso de água, uma série de tipos de plantas e árvores para solucionar esse problema são oferecidos pelo Sítio da ...
Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.
Vamos lá!
Segundo o representante da FAO no Brasil, 95% dos alimentos vêm da terra e, por isso, é tão importante a conservação dos solos para a sobrevivência da humanidade. A saúde do solo e sua fertilidade têm uma influência direta sobre o conteúdo de nutrientes de nossas culturas alimentares.
As técnicas conservacionistas testadas permitem conciliar conservação da terra e aumento da produção agrícola. ... Segundo Costa, o plantio alternado com plantas de cobertura aumenta os teores de matéria orgânica e de nitrogênio no solo e evita o uso do fogo.
Manejo do Solo. O preparo do solo visa melhorar as suas condições físicas para o crescimento das raízes, mediante o aumento da aeração, da infiltração de água e da redução da resistência do solo à expansão das raízes.
A cobertura morta é um bom recurso para economia de água. Ela pode ser feita com palha de arroz, capim, serragem, bagaço de cana, folhas ou qualquer planta ou parte de plantas picadas em pequenos pedaços. "A cobertura morta diminui a evaporação da água do solo, diminuindo, consequentemente, a necessidade de regas.
A cobertura morta orgânica é formada por materiais como folhas de árvores, lascas de madeira, serragem, casca de arroz, capim seco, entre outros. Este tipo de cobertura se decompõe com mais facilidade, mesmo que em diversas velocidades. Por isso, a reaplicação deve ser feita com frequência.
Ao ser misturada à colas, resinas e pigmentos coloridos a serragem poderá ser utilizada na criação das mais criativas peças de artesanato, além de outras aplicações artísticas. Por ser um material natural e de fácil maleabilidade é ideal para ensinar artes para as crianças!
Dicas do que fazer com restos de madeira
A máquina faz o processo automático – basta colocar a serragem no processo de instalação. A cada 24 horas o resíduo orgânico é transformado em adubo. A Mônica explicou que é muito importante manter a composteira sempre fechada porque as minhocas precisam do escuro para trabalharem e assim manter a umidade do local.