Com o aumento da demanda, alguns profissionais específicos da área da saúde, como biomédicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, além dos próprios médicos, estão autorizados a realizar a aplicação da toxina botulínica e atuar na estética avançada.
É recomendado que o botox seja feito a partir dos 25 anos de idade, no entanto poucas mulheres dessa faixa etária se incomodam com as rugas. O botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação.
Só quem pode realizar o procedimento é um dermatologista treinado e especializado nesse tipo de tratamento. O Botox, quando bem aplicado oferece poucos riscos, mas só pode ser aplicado pelo médico dermatologista, não pode ser aplicado por outras pessoas ou profissionais.
Reações Comuns: cefaleia (dor de cabeça), parestesia (sensações na pele tais como formigamento e sensibilidade) , ptose palpebral (pálpebra caída), náusea, eritema, tensão na pele, fraqueza muscular, dor facial, edema (inchaço) no local da aplicação, equimose (manchas arroxeadas na pele), dor no local da aplicação, ...
O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas, estão: Rugas da testa. Vinco na glabela (espaço entre as sobrancelhas)
Se o seu Botox não está surtindo efeito, provavelmente o seu profissional está diluindo a toxina em mais solução salina do que o normal recomendado. Dessa forma, ele consegue aplicar a toxina mais vezes.
Como a maioria dos procedimentos estéticos, o Botox para o rosto tem efeito temporário. Nas mulheres, a suavização das rugas dura por cerca de 4 a 6 meses. Já nos homens, que têm uma musculatura mais firme, o efeito costuma permanecer por até 4 meses.
Duração da aplicação de botox Em geral, a duração da toxina botulínica varia entre 4 a 6 meses. A partir desse tempo, os músculos voltam a receber impulsos dos neurotransmissores e ocorre o reaparecimento das rugas e linhas de expressão.
Confira as dicas para prolongar a duração da aplicação de botox:
Ao aplicar a Toxina Botulínica, evite realizar massagens e limpezas de pele exageradas por 24 horas; Evite cosméticos e produtos para a pele por 24 horas após a aplicação do botox (maquiagem leve é permitida após 6 horas); Evite exercícios físicos no dia da aplicação de botox.
Verdade. Depois da aplicação, o paciente não deve deitar, abaixar a cabeça ou realizar atividades físicas intensas para que não haja dispersão da toxina aplicada para outras regiões da face durante 4 horas. Massagens ou esfoliações na face também não são recomendadas.
Não deitar ou abaixar a cabeça por 4 horas depois da aplicação.
Evitar fazer caretas e não deitar ou abaixar a cabeça nas primeiras 4 horas após a aplicação do botox são algumas das orientações que fazem com que ele dure mais.
Para as donas de cabelos oleosos, que não conseguem ficar muitos dias sem lavar os fios, apostar na limpeza dia sim, dia não é o ideal. Já as demais - com madeixas mistas ou secas - podem lavar apenas há cada três dias para preservar o alisamento capilar.
A massagem facial e uso de aparelhos faciais devem ser evitados nas primeiras 24 horas, para evitar que a toxina botulínica migre. Atividade física e "cabeça baixa" só estão liberadas após 4 horas da aplicação.
Tratamento com radiofrequência diariamente na área de tratamento ajudam a recuperar os movimentos rapidamente. Tratamentos com colírios, como Alphagan ou lopidine, podem diminuir a queda da pálpebras puxando para cima em torno de 1 a 3 mm. O colírio pode estimular os músculos que não foram afetados a contrair.