O Peru é um país sul-americano localizado no hemisfério sul ocidental, seu território é banhado pelo oceano Pacífico a oeste, limita-se ainda ao sul com o Chile; a leste, com o Brasil e a Bolívia; e a norte, com o Equador e a Colômbia.
Localizada na América do Sul, a Bolívia limita-se com o Brasil (ao norte e leste), Paraguai (a sudeste), Argentina (ao sul), Chile (a sudoeste) e Peru (a oeste), o país não possui saída para o mar.
América do Sul
América do Sul
Mato Grosso do Sul
A fronteira entre Corumbá (MS), Puerto Suárez e Puerto Quijarro, na Bolívia, está fechada desde março, como uma das medidas de combate à covid-19.
cidade de Guajará-Mirim
O estado de Mato Grosso do Sul está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil e tem como limites Goiás ao nordeste, Minas Gerais ao leste, Mato Grosso ao norte, Paraná ao sul, São Paulo ao sudeste, Paraguai ao oeste e sul e a Bolívia ao noroeste.
O Estado é servido por uma única linha ferroviária, que corta o Mato Grosso do Sul, da divisa com São Paulo, em Três Lagoas, até Santa Cruz, na Bolívia. A mesma linha serve as cidades de Campo Grande, Aquidauana e Corumbá, com um ramal em direção a Ponta Porã.
Fronteiriços
O Brasil possui fronteiras com 10 dos 12 outros países da América do Sul, com extensão total de 16.
Com uma fronteira marítima de 7.
Devido a sua grande extensão territorial, o Brasil faz fronteiras com grande parte dos países da América do Sul. Os únicos países que não fazem fronteira com Brasil são Chile e Equador.
Resposta. Os limites do Brasil são: • ao Norte (N) – Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e oceano Atlântico; • a Noroeste (NO) – Colômbia; • a Nordeste (NE), a Leste (E) e a Sudeste (SE) – oceano Atlântico; • a Oeste (O) – Peru e Bolívia; • a Sudoeste (SO) – Paraguai e Argentina; • ao Sul (S) – Uruguai.
Ao norte temos os países de Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela. E ao Sul temos a Argentina e o Uruguai. Porém quando se trata dos limites brasileiros a Nordeste, leste e sudeste só temos uma resposta: o Oceano Atlântico.
Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba.
Pontos extremos são locais que estão no limite de determinado território, delimitando-o. Partindo de uma parte central de determinado local, os pontos extremos são os pontos mais longínquos desse centro. Logo, esses pontos costumam marcar fronteiras entre cidades, estados e países.
Em extensão latitudinal, o Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, na nascente do rio Ailã, em Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos extremos de norte a sul é de 4.
Geograficamente, o verdadeiro extremo sul do país é apenas um ponto em seu trajeto. A localização exata desse ponto sem nome é uma pequena curva do arroio, aproximadamente 2,7 quilômetros antes de sua foz, a 33° 45' 03" de latitude sul e 53° 23' 48" de longitude oeste.