cabeça
O repolho (Brassica oleracea L. var. capitata L.) é uma hortaliça da família Brassicaceae bastante consumida em saladas.
O repolho às vezes apresenta um sabor levemente amargo. Cozinhá-lo é uma forma de eliminar o amargor, mas nem todas as receitas requerem o vegetal cozido. Se o repolho tiver um gosto amargo e for necessário usá-lo cru ou em uma salada, prepare-o antes de servi-lo.
Brassicaceae
Uma situação muito comum causada pelo consumo de repolho é o aumento de gases, e para algumas pessoas o exagero pode, inclusive, levar a vômitos e diarreia. Portanto, se você for mais sensível ao alimento, procure diminuir a quantidade, mas não evite completamente o repolho.
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o cálcio, fósforo e enxofre.
Previne problemas do estômago, principalmente gastrite, uma vez é capaz de evitar que a bactéria H. pylori fique no estômago e se prolifere; Fortalece os ossos, pois é rica em cálcio, magnésio e potássio; Melhora o funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.
Nas feiras-livres os vendedores costumam perguntar se é pra descartar as folhas das cenouras, do nabo, do rabanete, do brócolis ou do repolho. É claro que não. Se a verdura está muito fresca, vão todas pra panela - bolinhos, sopas, no feijão, no arroz ou refogadas como acelgas, escarolas e couves.