Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc...
Evidências da ocorrência de reações químicas
As evidências mais comuns são as mudanças de cor, liberação de gás através de bolhas, exalação de cheiro, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura do material, precipitação de sólidos e explosões.
As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.
Verificado por especialistas. É possível saber que ocorreu uma reação através de uma mudança de cor, liberar gases, formar um precipitado, aparecimento de chamas luminosas.
Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0). Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto.
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. ... As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Para que ocorra uma reação química, é necessário que os reagentes entrem em contato, através de colisões, o que se chama Teoria das Colisões. ... III - existem colisões que não são favoráveis à formação do produto. IV - maior será a velocidade de reação, quanto maior for a energia de ativação.
Em química, o catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação sendo regenerado ao final da mesma. O catalisador é ambos um reagente e um produto da reação na qual está sendo empregado. Ao processo de aumento da velocidade de reação mediante a ação de um catalisador, dá-se o nome de catálise.