No texto Amor de Perdição a característica do Romantismo presente é a idealização da mulher, em que Teresa é vista como diabólica por levar Simão à Perdição, enquanto Mariana é a angelical.
Quais comportamentos apresentados por Simão são característicos do Romantismo? R: Simão afasta-se da vida social e passa a preferir a solidão, a natureza e a irmão mais nova, uma criança. 3 – Nesse romance, o papel exercido pelas famílias é fundamental.
1 Que características do Romantismo estão presentes no trecho lido? 1. O sofrimento causado pelo sentimento amoroso, a salvação pelo amor virtuoso de uma mulher colocada no mesmo patamar de uma santa, o amor materno, a fé.
O herói romântico é um arquétipo literário que se refere a um personagem que rejeita normas e convenções estabelecidas, foi rejeitado pela sociedade e tem ele próprio o centro de sua própria existência.
HERÓI MODERNO OU PROBLEMÁTICO É o homem comum que reconhece as suas inseguranças em relação ao mundo, tornando-se um herói melancólico.
Peri, o genuíno herói brasileiro do século XIX José de Alencar é um dos maiores representantes do Romantismo no Brasil e considerado um dos principais nomes da literatura nacional.
Religiosidade. Mais uma vez, uma característica do Romantismo mostra uma reação aos valores do Iluminismo. Se o racionalismo considerava a religião uma inimiga, o espírito romântico exalta o cristianismo como consolo diante das frustrações impostas pela vida real.
A mulher era vista pelos escritores românticos como um ser distante, que era idealizado por aquele que amava. Esta idealização era expressa nos elogios de que era objeto e na sensação de que não se era digno de merecer o amor desta mulher.
Os motivos históricos que possibilitaram o surgimento do período romântico foram os seguintes: impactos da Revolução Industrial e também da Revolução Francesa, final do século XVIII e definição das classes sociais. ... Sua evolução vem desde a história romanesca na Idade Média.
Exaltação da nação e da natureza; Valorização do passado histórico (medievalismo e historicismo); Criação de símbolos nacionais; Saudosismo, valorização da infância como ideal (valorização do passado);
Escolas Literárias: Romantismo