2) Que características do texto o aproximam de um bilhete e justificam seu título? O eu poético refere-se ao pai, seu interlocutor, se comunicando diretamente com ele, em uma mensagem relativamente curta.
A mensagem do bilhete é sobre a necessidade de adequar a linguagem à situação comunicativa. Todos os itens fazem referência à importância da adequação linguística.
Porque não se sabe quando ela chegará ao seu remetente, assim independente do tempo que leve até ele poder ler ele vai saber a data do acontecido que você vai relatar na carta, por exemplo, digamos que você mandou uma carta para o seu amigo distante informando que hoje é o seu aniversário, porém ela só chega no mês ...
a) Cabeçalho: na primeira linha da carta, na margem do parágrafo, aparecem o nome da cidade e a data na qual se escreve. ... b) Vocativo inicial: na linha de baixo, também na margem do parágrafo, há o termo por meio do qual você se dirige ao leitor (geralmente marcado por vírgula).
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. ... Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.
Uma característica interessante do vocativo: ele não tem qualquer ligação sintática com outros elementos do texto – não pertence ao sujeito, nem ao predicado. Além disso, o vocativo é obrigatoriamente separado por vírgula, na introdução da oração ou em qualquer outra posição na frase.
É o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. Não faz parte do sujeito nem do predicado. A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo.