Maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, o Polo tem mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade como indústria automotiva, de pneus, celulose solúvel, metalurgia do cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, fármacos, bebidas e serviços.
O Polo Industrial de Camaçari, localizado a 50km de Salvador (BA), é o primeiro complexo petroquímico planejado do País. Ele iniciou suas operações em 1978 e é o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul.
Um polo industrial pode ser identificado como um local físico em que são realizadas construções bem como produções direcionadas à economia, sendo este local físico destinado à promoção da interação entre as industrias bem como redes de comércio de variadas regiões.
Cidade polo são cidades do interior distantes das grandes capitais que se destacam dentre os demais núcleos urbanos menores e exercem grande influência em seu entorno. ... Outro conceito que podemos considerar para cidade polo seria em relação a produção de algo ou concentração de indústrias.
Os distritos industriais concentram a atenção na organização social, enfatizando coisas como organização não hierárquica, autonomia, cooperação, redes locais e regionais, espírito empresarial competente e estrutura industrial diferenciada.
Os principais produtos industriais fabricados na Zona Franca de Manaus são: TVs, celulares, veículos, aparelhos de som e de vídeo, aparelhos de ar-condicionado, bicicletas, microcomputadores e chips, aparelhos transmissores/receptores, entre outros.
O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico.
Produtos produzidos na Zona Franca de Manaus
A Zona Franca de Manaus é uma área industrial localizada no Norte do país com o objetivo de desenvolver a economia local e nacional....Dentre elas, destaca-se a produção de produtos como:
Os incentivos oferecidos às indústrias que ficam na Zona Franca de Manaus incluem uma redução de 88% no Imposto de Importação sobre os insumos utilizados na produção. ... Em âmbito estadual, as indústrias recebem restituição de 55% a 100% do que desembolsam em ICMS.
A Zona Franca de Manaus compreende apenas o Município de Manaus, cujas remessas de mercadorias destinadas a tal área estão acobertadas pela suspensão do IPI (IPI suspenso, art. 71 do RIPI/02). As Áreas de Livre Comércio compreendem os Municípios de: a) Macapá e Santana, no Estado do Amapá (suspensão do IPI, art.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, em média, a Zona Franca gera cerca de 500 mil empregos, entre diretos e indiretos. Atualmente, há cerca de 70 mil trabalhadores diretos.
A Zona Franca de Manaus oferece incentivos fiscais importantes para tornar as empresas competitivas no mercado, e conta com isenções de IPI, impostos de importação e exportação, COFINS, PIS e ICMS dentre outros.
A Zona Franca de Manaus é uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.
A zona franca é uma área escolhida por um país que oferece alguns benefícios e incentivos fiscais para as empresas que decidirem se instalar nela. O objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico de determinada em região em especifico.
Uma zona franca é uma região isolada e delimitada dentro de um país, geralmente situada em um porto ou em suas adjacências, onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras sem se sujeitar às tarifas alfandegárias normais.
Quando foi implementada, o principal objetivo da Zona Franca era de fomentar o desenvolvimento econômico da região. Além disso, ela focava na integração entre os Estados do Norte e tinha o intuito de promover a ocupação desse espaço. Isso porque a região Norte é a menos populosa do Brasil.
Além de Manaus, as zonas de isenção de tributos questionadas são: Boa Vista e Bonfim (RR), Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Macapá e Santana (AP), além de Brasiléia e Cruzeiro do Sul , no Acre.
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), que já existe há 40 anos.
A Zona Franca de Manaus é um polo industrial criado pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para a região e promover uma maior integração territorial no Norte do país.
Número maior de mão de obra, além de certamente mais barata, incentivos Governamentais para tais empresas mas também redução de impostos na região.
Vantagens locacionais Nesse espaço, é possível ter acesso a um terreno a preço simbólico, com infra-estrutura de captação e tratamento de água, sistema viário urbanizado, rede de abastecimento de água, rede de telecomunicações, rede de esgoto sanitário e drenagem pluvial.
Resposta: Zona Franca de Manaus é um polo industrial voltado para a atração de fábricas, com o intuito de promover uma maior integração territorial regional e gerar empregos, por isso é um polo de atração.
Resposta. Resposta: V, F, V.