O resultado final do exame de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRN foi divulgado nesta quinta-feira (25). Os candidatos podem acessar o resultado individual no portal do candidato e as listas de aprovados ao final desta notícia.
Curso técnico integrado Nessa modalidade, o estudante cursa o técnico junto com os dois últimos anos do ensino médio, já finalizando o ensino básico com uma profissão. No fim do curso, o aluno recebe dois certificados, de conclusão do médio e outro de conclusão do técnico.
Mais do que uma modalidade formal de educação profissional, o ensino médio integrado significa, aqui, aquele que integra as dimensões do trabalho — não do mercado de trabalho! ... A educação profissionalizante seria o desdobramento de uma dessas dimensões como finalidade específica — a do trabalho.
Para ingressar em uma escola de ensino médio integrado é preciso já ter se formado no ensino fundamental. ... A duração é de três anos e o aluno receberá diploma do ensino médio e do curso técnico. Após se formar, o aluno pode escolher seguir para o mercado de trabalho ou cursar o nível superior.
Oferecido em instituições estaduais, federais e privadas, Ensino Médio técnico pode facilitar a adaptação a certos cursos superiores e ser uma forma mais rápida de ingressar no mercado de trabalho. ... Há desde cursos direcionados à atuação na indústria até aqueles voltados à produção cultural e a serviços sociais.
O ensino técnico é um nível de ensino enquadrado no nível médio dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizadas em escolas secundárias ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.
Entre as vantagens de fazer um curso técnico, estão as mensalidades acessíveis e a duração breve dos cursos. ... A principal diferença entre o curso técnico e o curso superior é que o ensino técnico propõe um estudo prático e uma formação mais rápida, com a necessidade de um investimento menor.
Vantagens do curso técnico
as vantagem: primordialmente, a possibilidade de ajudar o próximo em seus momentos de maior necessidade e vulnerabilidade, atuando não só na melhoria da qualidade de vida de um indivíduo, mas de grupos sociais inteiros.
Sendo assim, por que você deve fazer um curso técnico?
O objetivo de um curso técnico é proporcionar habilitação profissional, ou seja, criar condições mínimas para que o aluno possa, ao concluir o curso, exercer uma atividade profissional técnica, possibilitando o ingresso no mercado de trabalho em empregos em que sejam necessários conhecimentos específicos à função que o ...
A formação, de nível superior, prepara o aluno para a liderança de equipes radiológicas, entre outras vantagens. Os cursos técnicos e de tecnólogo surgiram para suprir a demanda por profissionais qualificados em diferentes setores da economia.
É bastante comum concluir o ensino médio para, então, ingressar no ensino técnico. Entretanto, é possível fazer curso técnico e ensino médio ao mesmo tempo. A formação pode ocorrer de forma integrada ou concomitante.
Mas será que você está entre o público que pode realizar um curso técnico? Essas cursos são abertos a candidatos que tenham concluído o Ensino Fundamental. Dependendo da categoria do curso técnico, ele pode ser realizado junto com o Ensino Médio ou após ele.
- Ensino Fundamental: do primeiro ao nono ano de estudo, normalmente dos seis aos quatorze anos de idade, se o aluno não repetir nenhum ano. Quem quiser fazer um curso técnico precisa terminar primeiro o ensino fundamental, ou seja, é necessário ter estudado pelo menos até o nono ano do ensino fundamental.
Não há idade mínima ou máxima para realizar o curso. Todos os cursos podem ser feitos por pessoas de quaisquer idades. Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo? Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos.
18 anos
17 anos