Os capilares são os locais onde ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos adjacentes. A troca de substâncias pode ocorrer tanto entre as células que formam a parede do vaso quanto através dela. Os poros presentes em alguns tipos de capilares sanguíneos também atuam como locais de transferência.
O fenômeno da microcirculação realiza o transporte de nutrientes para os tecidos e remove detritos de células e resíduos (ou substâncias) celulares. As arteríolas são responsáveis por controlar o fluxo sanguíneo em cada tecido.
Vascularização. O suprimento vascular da pele é limitado à derme e constitui-se de um plexo profundo em conexão com um plexo superficial. Estes plexos correm paralelos à superfície cutânea e estão ligados por vasos comunicantes dispostos perpendicularmente.
Entre a epiderme e a derme há uma área de transição denominada membrana basal que une firmemente estas camadas da pele. A derme é a segunda camada da pele, mais profunda e espessa e é vascularizada, constituída principalmente pelo tecido conjuntivo, como o colágeno e as fibras elásticas.
A pele é formada por duas camadas principais, uma mais externa, chamada de epiderme, e uma mais interna, chamada derme. A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos. É esse o motivo pelo qual, quando há um corte muito superficial, não observamos nenhum sangramento.
A nutrição da epiderme ocorre de forma indireta, pois nessa região não há vasos sanguíneos e nem linfáticos, apenas a região da derme possui essas estruturas, portanto a derme é nutrida por vasos sanguíneos diretos.
A nutrição está relacionada a vitaminas e a hidratação tem mais a ver com a fixação da água na pele.
Na epiderme não existem vasos sanguíneos. Assim, os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.
A parte mais externa é cutícula, que é formada por várias camadas de células sobrepostas sem pigmentos parecidas com escamas. Essa camada é fundamental para o pelo, pois é ela que protege a região do córtex contra a ação de produtos químicos, entre outros fatores.
A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.