Quando O Linfonodo Sentinela Da Negativo?

Quando o linfonodo sentinela da Negativo

Dá-se o nome de linfonodo sentinela ao primeiro linfonodo (gânglio linfático) a receber células malignas oriundas de um tumor canceroso primário através da circulação linfática. Ele constitui a primeira barreira defensiva do organismo contra o espalhamento do câncer (contra as metástases) e só depois dele outros linfonodos são afetados. Mas como pode acontecer que os linfonodos não dêem conta cabal de sua missão defensiva no organismo, algumas células malignas podem escapar e se alojar em órgãos à distância. As condições em que o linfonodo sentinela é encontrado indicam, com alto grau de precisão, o estado em que se encontram os outros linfonodos da região (axilar, inguinal etc.), mas mesmo um resultado negativo deles não exclui a possibilidade de metástases posteriores, embora isso seja mais raro.

BiГіpsia do linfonodo sentinela

O esvaziamento axilar tem originalmente por função não só livrar o organismo de células tumorais, mas também permitir ao médico fazer um prognóstico da doença, já que, quanto mais gânglios estiverem comprometidos, maior a chance de o câncer ter se espalhado e voltar a se manifestar como metástase.

O linfonodo sentinela positivo indica que as cГ©lulas tumorais jГЎ chegaram ao gГўnglio, o que significa que o cГўncer pode se disseminar para outros ГіrgГЈos distantes da sua origem. Nesses casos, Г© necessГЎrio remover os linfonodos atravГ©s de cirurgia (linfadenectomia radical) para evitar metГЎstases.

Mesmo que os linfonodos prпїЅximos nпїЅo estejam aumentados, eles precisam ser investigados quanto пїЅ presenпїЅa de cпїЅncer. Isso pode ser feito de duas maneiras diferentes. A biпїЅpsia do linfonodo sentinela пїЅ a forma mais comum e menos invasiva, mas em alguns casos pode ser necessпїЅria uma dissecпїЅпїЅo dos linfonodos axilares.

Tem alguma dпїЅvida sobre Cancerologia?

Tem alguma dпїЅvida sobre Cancerologia?

O diagnГіstico por meio da biГіpsia do linfonodo sentinela (BLS) Г© uma tГ©cnica que permite um estadiamento linfonodal mais acurado e sem a morbidade de uma linfadenectomia total ou radical.

Como a maioria das pacientes com câncer de mama é beneficiada pela quimioterapia adjuvante, hormonioterapia ou a combinação de ambos, alguns autores questionam sobre a real necessidade de se determinar o estado da axila. No entanto, mesmo em pacientes com tumores iniciais, o comprometimento dos linfonodos axilares permanece como o mais importante fator prognóstico para a recorrência e sobrevida. A presença de metástases ganglionares diminui a sobrevida em cinco anos em aproximadamente 40%, quando comparado com pacientes com axila negativa. O número de linfonodos comprometidos também possui importância como fator prognóstico. Além disso, as informações obtidas da análise histopatológica da axila freqüentemente modificam a terapia adjuvante em pacientes com linfonodos axilares não palpáveis 7,9,10.

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

Um possпїЅvel efeito a longo prazo da cirurgia de linfonodos пїЅ o aparecimento de inchaпїЅo no braпїЅo, o que se denomina linfedema. Como qualquer excesso de lпїЅquido nos braпїЅos normalmente retorna пїЅ corrente sanguпїЅnea atravпїЅs do sistema linfпїЅtico, a remoпїЅпїЅo dos linfonodos пїЅs vezes bloqueia a drenagem do braпїЅo, fazendo com que esse lпїЅquido se acumule.

O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática proveniente do câncer de mama. A sua detecção tem a finalidade de predizer o estado da axila e evitar o esvaziamento axilar nos pacientes sem comprometimento metastático.

Como Г© feito o exame de linfonodo sentinela?

Para identificar este linfonodo, é realizado um exame de linfocintilografia. Ele consiste em injetar uma substância radioativa no paciente, que vai percorrer a rota linfática que sai do local do tumor e identificar a localização do linfonodo sentinela.

AvaliaпїЅпїЅo do Portal

AvaliaпїЅпїЅo do Portal

VocпїЅ tambпїЅm pode apresentar alguma limitaпїЅпїЅo nos movimentos do braпїЅo e ombro apпїЅs a cirurgia. Isso пїЅ mais comum apпїЅs a dissecпїЅпїЅo do linfonodo axilar do que com o a biпїЅpsia do linfonodo sentinela. Seu mпїЅdico pode indicar a realizaпїЅпїЅo de exercпїЅcios especпїЅficos para evitar que vocпїЅ tenha problemas permanentes com o braпїЅo do lado da cirurgia.

O câncer de mama é o tumor mais freqüente nas mulheres, com uma incidência aproximada de 1.000.000 de novos casos a cada ano no mundo. É um grave problema de saúde pública, responsável por um número significativo de óbitos entre as mulheres adultas 1. No Brasil existem grandes diferenças regionais, sendo que as maiores incidências são encontradas nos estados das regiões Sul e Sudeste. Também é a principal causa de óbito relacionado ao câncer no sexo feminino no nosso país. A estimativa para 1996 foi de 31.210 novos casos, sendo 8.310 somente na região Sul 2.

O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática proveniente do câncer de mama. A sua detecção tem a finalidade de predizer o estado da axila e evitar o esvaziamento axilar nos pacientes sem comprometimento metastático. Os autores realizaram uma ampla revisão da literatura, envolvendo os aspectos cirúrgicos, de Medicina Nuclear e de Anatomia Patológica do linfonodo sentinela. Muitos estudos demonstraram a eficácia do linfonodo sentinela em predizer o comprometimento axilar. Entretanto, existem várias técnicas empregadas para a identificação desse linfonodo, sem haver ainda um consenso em relação ao método mais adequado e reproduzível. A associação do corante vital com o probe, até o presente, é a que tem apresentado os melhores resultados. Também não existe uma padronização do exame patológico intra-operatório do linfonodo sentinela e os índices de falso-negativos encontrados são bastante variáveis. A biópsia do linfonodo sentinela pode oferecer uma alternativa segura à dissecção axilar e com menos efeitos colaterais nos pacientes com axila clinicamente negativa. Entretanto alguns pontos conflitantes devem ser resolvidos antes que o método passe a ser utilizado na prática com o câncer de mama. O objetivo desse trabalho foi discutir os principais aspectos envolvidos no desenvolvimento e na aplicação dessa técnica.

Cadastre-se aqui

Krag e colaboradores, na University of Vermont, foram os primeiros a demonstrar que injeções intradérmicas de radiocolóide e subseqüente uso do probe (contador de radiação gama manual empregado durante a cirurgia para detecção do LS marcado com o radiocolóide) podem ser utilizados na identificação do LS no melanoma e no câncer de mama. No seu estudo piloto, com dez pacientes, conseguiram detectar o LS em 100% dos casos 23. Albertini e colaboradores, no H. Lee Moffitt Cancer Center, combinando as duas técnicas, foram capazes de detectar o LS em 99,5% dos casos 24. Atualmente acredita-se que ambos os métodos são complementares e essa associação, além de aumentar os índices de detecção do LS, também diminui o número de pacientes para a curva de aprendizado. A sua facilidade de ser reproduzido, aliado à acurácia, que foi confirmada em estudos realizados em várias instituições, e o seguimento a longo prazo para identificar as recorrências em regiões não submetidas a esvaziamentos linfonodais após o resultado negativo do LS, tornaram aplicável essa técnica no tratamento do melanoma.

Quando existe um problema perto de um nódulo linfático, por exemplo, uma infecção, feridas ou câncer, o gânglio ou o grupo de gânglios linfáticos nessa área pode inchar e aumentar de tamanho à medida que se encarrega de filtrar as células "ruins".

Curta nossa pпїЅgina

No exame de Linfocintilografia, o paciente recebe uma injeção de um medicamento levemente radioativo. A injeção será feita na região do corpo em que se deseja estudar o sistema linfático (ex: em caso de avaliação de linfonodo sentinela em tumor de mama, a injeção será feita na pele próximo à aréola).

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

Ao mesmo tempo, os linfonodos podem estar livres e ocorrer disseminação, como por exemplo pelo sistema vascular. Quando os linfonodos são livres, o relatório da patologia afirmará que são negativos. Se os linfonodos apresentarem algumas células cancerosas serão chamados positivos, comprometidos ou metastáticos.

Porque tirar o linfonodo sentinela?

A cirurgia do linfonodo sentinela Г© muitas vezes realizada como parte da cirurgia principal para retirada do cГўncer de mama, mas em alguns casos pode ser feita como um procedimento separado.

Qual a consequГЄncia da retirada dos linfonodos axilares?

As mulheres submetidas à retirada cirúrgica de linfonodos axilares para o tratamento do câncer de mama estão sujeitas as complicações, entre elas, o linfedema de braço.

Como Г© feito a biГіpsia do linfonodo sentinela?

A cirurgia para a retirada do linfonodo sentinela consiste na injeção na mama de um marcador (corante ou líquido radioativo). Este material é escoado pelo sistema linfático e para no(s) primeiro(s) linfonodos a receberem a drenagem linfática da mama.

O que significa linfonodos com metГЎstase?

Metástase é quando há a presença de células cancerosas fora da região do câncer primário. Ela pode ser regional, quando está próxima do local original, ou à distância. Por exemplo, em um câncer gástrico é possível ter metástase em linfonodos perto do estômago (regional) ou em outros órgãos, como o fígado (à distância).

O que o linfonodo sentinela positivo indica?

Para isso, uma técnica muito comum e utilizada hoje em dia é a biópsia do linfonodo sentinela, que é um procedimento pouco invasivo e muito usado como alternativa à dissecção dos linfonodos axilares. Um resultado positivo indica que o câncer está presente nele e pode estar presente em outros linfonodos próximos.