Chamas do fogão: Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio. Isso é sinal de que a combustão não é suficiente e há uma proporção muito maior de oxigênio que de gás na queima. Quando perceber isso, prepare a troca.
Se você tiver uma previsão de que o gás será trocado em breve, em 30 minutos, por exemplo, existe salvação para o bolo. A primeira coisa a se fazer é não abrir a tampa do forno ou mesmo retirar a forma, pelo contrário, deixa-a lá dentro. ... Assim que o gás voltar, você pode dar continuidade ao tempo certo da receita.
Uma boa dica para não desperdiçar massa crua é colocá-la novamente para assar no forno. No entanto, para não correr o risco de queimar a parte do bolo que já está no ponto certo, você deve cobrir a forma com papel alumínio e posicioná-la dentro de um recipiente maior com água (para assar em banho-maria).
Um dos riscos que o vazamento de gás envolve é o de explosão e incêndio. Por se tratar de um produto químico muito inflamável, uma pequena faísca no gás pode provocar uma explosão e um incêndio de grande magnitude.
Alguns botijões já vêm com defeito de fábrica. Muitas vezes, a rosca de vedação não funciona adequadamente, o que pode ocasionar um vazamento. O problema também pode estar em seu registro. Por isso é importante observar sempre a vida útil dessa peça e fazer as substituições assim que necessárias.
Quando há vazamento de gás, qualquer atividade elétrica - como acender a luz, ligar um equipamento eletrônico ou o ventilador - pode provocar uma pequena faísca, suficiente para causar explosão de gás acumulado. ... Alguns procedimentos e cuidados devem ser tomados no manuseio do botijão de gás.
Quando você pluga um aparelho na tomada, ou o tira de lá; e até mesmo quando você liga ou desliga a luz, o atrito pode acabar gerando pequenas faíscas e, em grandes vazamentos, isso pode ser o suficiente para causar um incêndio ou até mesmo a explosão do botijão.
Para isso, você vai precisar de uma esponja e detergente e seguir estes passos:
Novo Hamburgo - O gás de cozinha é altamente perigoso por ser invisível, inflamável e poder causar fortes explosões. O gás de cozinha ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) não tem cheiro. Por isso, um composto a base de enxofre é adicionado para revelar a sua presença caso haja vazamento.
O botijão de gás é muito seguro e só vai ocasionar em uma explosão se houver negligência quanto às condições do próprio botijão, de seus equipamentos ou das dicas básicas de segurança para instalação.
O que fazer ao sentir cheiro de gás? Quando sentir o cheiro de gás, feche imediatamente o registro e saia do ambiente. Já se você tem o botijão dentro de casa, feche o registro, retire-o do fogão e coloque-o em um lugar bem arejado. Para circular o ar, abra bem todas as portas e janelas, para o gás sair naturalmente.
O ideal é deixar ao lado. Outra recomendação é não deitar o botijão para aproveitar o fim do gás. ... Dentro de casa também armazenar o botijão em local aberto, nunca mantê-lo debaixo da pia ou em alguém armário fechado. Botijão tem que ficar exposto, porém, longe de fontes que provocam faíscas.
15 anos
De modo geral, é recomendado que ele fique posicionado na parte externa da casa, pois há espaço de ventilação adequado. Caso haja vazamento de gás, é necessário que o local ofereça espaço para que o combustível se dissipe no ar.
6 ) Atente-se ao prazo de validade da mangueira de gás e do regulador de pressão, que normalmente é de 5 anos. Se você não sabe onde encontrar o prazo de validade, ele está impresso numa tarja amarela, com o código de segurança NBR-8613.
A forma como a mangueira do gás fica posicionada atrás do fogão também é importante. Ela não pode ficar esticada e deve sempre ter alguma folga no caso do fogão precisar ser movimentado.
Basta retirar a mangueira antiga e encaixar a nova no “bico” de entrada de gás do fogão, de forma que ela fique firme e bem inserida, e finalize com a braçadeira adequada. Depois, encaixe a outra ponta no regulador, também certificando-se de que ela está bem presa, e também finalize com a braçadeira.
O tipo de mangueira que é recomendado para esse tipo de instalação é uma de alta pressão e que seja revestida em aço. O comprimento dela vai variar de acordo com a distância que o fogão se encontra da parede, geralmente entre 0,8 e 1,2 metros.