Com o uso do carro, pode ocorrer a queima ou evaporação do óleo, baixando o nível do mesmo. Assim, quando o nível do óleo estiver próximo ou abaixo da marca mínima da vareta de verificação, mas ainda não for a hora da troca, deve-se completar o óleo, seguindo a recomendação do fabricante do veículo.
Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra. Quando o óleo está novo apresenta uma coloração clara, cor de mel. Na verificação do óleo, se for observada a coloração escura, é sinal de que está na hora de trocá-lo.
O que isso significa? Na verdade, após cerca de 7 mil quilômetros de uso, não é somente normal como também importante que o óleo fique escuro, pois isso indica que ele está cumprindo o seu papel. ... Você já sabe que a principal função do óleo no motor é lubrificar as peças, reduzindo o atrito.
É simples, ao verificar o nível de óleo do seu veículo, quando puxar a vareta medidora, ao invés do óleo vir escuro, quase negro, se ele vier esbranquiçado, e o que é pior, com umas “bolinhas”, que devem ser da água, pode saber que isso é um problema, provavelmente tem água misturada no óleo do seu carro.
Verifique a leitura para ver onde está o nível de óleo. Ele deve estar entre o nível mínimo e máximo, preferencialmente mais próximo do nível máximo. Passo 7: adicione o óleo, se necessário. Adicione o óleo se o nível estiver abaixo da linha onde se diz que adiciona óleo ou indica um baixo nível de óleo.
4 bar
É possível medir a pressão com um simples manômetro mas é preferível usar um manômetro especial para esta finalidade com mangueira prolongador para facilitar a leitura. Coloque o relógio do manômetro virado para cima numa posição que facilite a leitura após ligar o motor (ver foto abaixo).
Quando ela se acende, o carro tem que ser levado imediatamente para o posto (se for nível baixo do óleo) ou para a oficina.
Este é um engano da maioria dos motoristas: a luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível.
A luz do óleo sempre acende ao dar a partida. ... A luz acesa pode indicar defeito na bomba de óleo, por exemplo, o que deixa o motor sem a lubrificação correta. Ela pode ligar quando há defeitos no filtro, sensores e no pescador.
O painel do seu carro é um termômetro completo do comportamento do veículo e ignorá-lo pode trazer prejuízos muito sérios. Um exemplo é a luz de óleo que, quando acende, geralmente significa que o motor está enfrentando dificuldades de lubrificação. E um motor sem lubrificação não sobrevive mais do que alguns metros.
Companheiro luz de óleo é coisa séria, pode ser somente mau contato ou não sei a qualidade do óleo que você usa, mas pode ser tambem o óleo que está ruim e quando o motor esquenta muito ele fica ralo, pode ser a bomba ou folga no eixo, leva em um mecânico ou você mesmo e meça apressão com manômetro.
O sensor de nível de óleo está localizado dentro do cárter de óleo. Seu principal trabalho é medir a quantidade de óleo dentro da panela antes do motor ser iniciado. Se o óleo estiver baixo, ele acionará um indicador de luz de advertência no painel ou acenderá a luz do motor da verificação.
Re: Por que sera luz de oleo demora a apagar ? Problemas com pressão de óleo. Bomba de óleo, folga excessiva nas partes móveis do motor, obstruções de galeria e dutos de óleo são as principais causas do sintoma.
Por um orifício na parte da cebolinha que fica dentro do motor, o óleo entra e aciona um interruptor interno que retira o aterramento do fio ligado nela, do lado fora do motor. Por isso a luz de óleo apaga no painel: fica sem aterramento. Sua forma varia, mas quase sempre se parece mesmo com uma cebolinha.
Tudo porque cárter é o nome que se dá à peça que ocupa a parte inferior do motor, normalmente tapando o bloco e formando uma espécie de reservatório onde fica retido o óleo lubrificante.
FUNCIONAMENTO DO SENSOR DE PRESSÃO DE ÓLEO. ... O sensor de pressão de óleo é de muita importância em veículos e máquinas, porque garante o controle da pressão através de um indicador no painel. Com ele, a lubrificação do motor pode ser mantida de forma correta e prolongar sua vida útil.
A luz de pressão de óleo no motor é uma luz de advertência que alerta o motorista quando ocorre um problema potencialmente grave, que é a baixa pressão do óleo no motor do carro. ... Um motor possui dezenas de peças metálicas que e movimentam milhares de vezes por minuto.
O sensor de óleo fica na tampa do carter, você nao consegue ver pois este sensor fica proximo ao assoalho.
A especificação MB 229.
Solução: Depois da troca do sensor do pedal de freio, para apagar a luz do ABS: Funcione o motor c/ o carro parado, vire a direção até o batente de um lado, vire até o batente do outro e pronto! Desligue e ligue o motor e ela apaga, desde que não tenha outro defeito no ABS.
Geralmente não. Algumas marcas como a Volkswagen não colocam o protetor do cárter em seus modelos, mas algumas montadoras oferecem o acessório – protetor de cárter – na hora da aquisição do veículo 0 km com preços que podem variar entre R$ 100 e R$ 300 reais – variando de modelo para modelo, e marca pra marca.
A principal função dessa estrutura de aço (ou fibra) que fica sob o motor é evitar que pedras, e também lama e água, atinjam o cárter, recipiente que aloja o óleo lubrificante. ... Em regiões da Europa com muita neve, ele serve para proteger o motor da corrosão do sal jogado nas ruas.
Por isso vale ficar esperto: o protetor de cárter não é obrigatório, é apenas uma proteção a mais, que não é necessária para todos os tipos de consumidores e usos do veículo.
O protetor do cárter é uma chapa de aço que se coloca sob o motor para protegê-lo de eventuais obstáculos. Pedras, lombadas, tampas de bueiro viradas, ou outros podem atingi-lo na parte inferior (onde fica o cárter, o depósito do óleo lubrificante) e danificá-lo.
São batidas leves, sem força que se for com força, acaba danificando o cárter. ... Se a trinca é muito grande e deformou (amassou) o cárter, é conveniente soldar ele, de preferência por dentro que fica melhor esteticamente, mas nada impede de ser soldado por fora.