Um destes objetos é o fenômeno do Rotacismo: um “erro” comum entre os falantes do Português, em que se pronunciam as palavras que possuem encontros consonantais com “L” trocando-as pelo encontro com o fonema “R” (como framengo, ao invés de flamengo).
Lembrando que as trocas na fala podem confundir a criança e devem ser resolvidas antes da fase da alfabetização. O que muitos não sabem é que a troca do R pelo L em crianças com mais de 5 anos de idade pode se tratar de um Desvio Fonológico ou Fonético, e por isso merece acompanhamento profissional.
Procure um fonoaudiólogo mais perto de você. De acordo com os colegas. Esse troca na fala que você se refere é um distúrbio chamado de Dislalia, muito comum em crianças mas que também pode se apresentar em adultos. A Dislalia tem cura e o profissional que trata desta alteraçãos na fala, entre outras, é o Fonoaudiólogo.
Várias causas podem estar envolvidas nessa troca de letras, entre elas um atraso no desenvolvimento da criança, um posicionamento incorreto dos órgãos envolvidos na fala e também questões emocionais, como a quebra de uma ligação afetiva importante.
Cebolinha, o famoso personagem de Mauricio de Sousa, é bem conhecido pela sua forma de falar “elado”. Cebolinha quando fala, troca o R pelo L. ... Transtorno Fonológico é uma dificuldade de fala, caracterizada pela produção inadequada dos sons.
Resposta. O personagem das histórias em quadrinhos, que pronuncia as palavras erradas é o cebolinha.
O transtorno fonológico é definido como uma alteração encontrada no sistema fonológico de um indivíduo e pode ser caracterizado por: substituições, omissões e ou distorções dos sons da fala.
Em "Magali em Outras Vidas" vemos que a garotinha sempre sofreu com o amor em suas existências passadas. Quando viveu na "Antiga Espanha", seu então amado morreu durante um ataque ao vilarejo onde moravam e restou a Magali comer exageradamente para tentar se confortar.
Inspiração. Assim como Mônica, Maurício de Sousa inspirou-se na filha Magali para criar a personagem de mesmo nome. Magali na vida real era uma menina magra e comilona. A fruta preferida de Magali é melancia e o autor levou esse traço para a personagem.
Maurício de Sousa
Na prova, a questão perguntava qual a expressão do pipoqueiro em reação à fala de Magali: a) alegre b) triste c) emocionado ou d) espantado. Acontece que na tira usada para a prova, Magali tinha uma resposta bem diferente: "Uma pica!".