Discriminante da Equação Note que a, b e c são as constantes da equação e o valor de Delta (Δ) pode ocorrer de três maneiras: Se o valor de Δ for maior que zero (Δ > 0), a equação terá duas raízes reais e distintas. Se o valor de Δ for igual a zero (Δ = 0), a equação apresentará uma raiz real.
O valor de delta é dado pela seguinte expressão: Δ = b2 – 4ac, em que a, b e c são coeficientes da equação e Δ é delta.
A figura dentro da raiz na fórmula de Bhaskara é nomeada de discriminante. Seu símbolo é a letra grega delta e apresenta a determinada fórmula: ... Se o delta for menor que zero, a equação não possuirá valores reais. Portanto, é fundamental o valor de delta para definir as raízes de uma função do segundo grau.
2.
Quando o Delta é negativo, o conjunto solução da equação é vazio (S = { }).
Resposta. Sempre que delta der um número positivo ou nulo, é possível continuar o cálculo... só quando delta é negativo é que a solução da equação não pertence aos números reais.
Dada a função f(x) = ax² + bx + c, podemos determinar sua raiz considerando f(x) = 0, dessa forma obtemos a equação do 2º grau ax² + bx + c = 0, que pode ser resolvida pelo método resolutivo de Bháskara. O propósito de resolver uma equação do 2º grau é calcular os possíveis valores de x, que satisfazem a equação.
Para verificar se um número é raiz de uma equação, devemos obedecer à seguinte sequência: