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Qual O Tema Central Da Obra O Primo Baslio?

Qual o tema central da obra o Primo Basílio?

Sua leitura reporta a um tema sempre presente na estética realista: o adultério, o mesmo tema do romance francês “Madame Bovary” (1857), de Gustave Flaubert e do romance brasileiro “Dom Casmurro” (1899), de Machado de Assis. A ação central do romance apresenta o triângulo amoroso Jorge-Luísa-Basílio.

Qual o contexto histórico do livro O Primo Basílio?

O contexto se define pela Lisboa da segunda metade do século XIX. Lisboa conceitua-se como o cenário da crítica de Eça de Queiros, é o espaço da sociedade lisboeta por onde transitam as personagens e onde elas expõem suas condições sócio-econômicas e históricas.

O que retrata o primo Basílio?

Lisboa, 3 de setembro de 2020 – Adaptada do romance homónimo de Eça de Queiroz, a série 'O Primo Basílio' retrata os costumes da burguesia lisboetado final do século XIX e conta a história do envolvimento amoroso entre dois primos.

Quando se passa o primo Basílio?

A obra retrata a história do casal Jorge e Luísa, pertencentes à burguesia portuguesa do século XIX. A trama passa-se em Lisboa, na capital portuguesa.

Qual é a principal crítica ao romantismo feira pela Obra O Primo Basílio?

A crítica de O Primo Basílio é contra toda a sociedade lisboeta, marcada pela ociosidade burguesa, a futilidade, a devassidão, a imoralidade, a hipocrisia social, a superficialidade nos relacionamentos, a falsidade e a arrogância que o dinheiro parece criar em certos indivíduos.

Qual a importância da personagem Juliana no enredo da obra o Primo Basílio?

Juliana desempenha um papel fundamental n'O primo Basílio, publicado pela primeira vez em 1878: trabalhando em casa de Jorge e de Luísa e pressentindo a traição conjugal a que esta se entrega na ausência do marido, vislumbra aí a oportunidade da sua vida.

Qual é a principal crítica ao romantismo feita pela Obra O Primo Basílio?

A crítica de O Primo Basílio é contra toda a sociedade lisboeta, marcada pela ociosidade burguesa, a futilidade, a devassidão, a imoralidade, a hipocrisia social, a superficialidade nos relacionamentos, a falsidade e a arrogância que o dinheiro parece criar em certos indivíduos.

Que vida interessante a do primo Basílio?

Que vida interessante a do primo Basílio! — pensava. — O que ele tinha visto! Se ela pudesse também fazer as suas malas, partir, admirar aspetos novos e desconhecidos, a neve nos montes, cascatas reluzentes!

O que a personagem Juliana pode representar em O Primo Basílio?

Em O primo Basílio, a personagem fictícia Juliana carrega em seu constructo maior significado e, paradoxalmente, também maior riqueza em virtude de concentração, seleção, densidade e estilização do contexto imaginário.

Quem manipula Luisa em O Primo Basílio?

Títere é um boneco mecânico, acionado por cordéis con- trolados por um manipulador. Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são a) Basílio e Juliana.

Qual a característica principal do narrador de O Primo Basílio?

Apresenta um narrador onisciente, que não consegue distanciar-se por completo de suas personagens, o que se caracteriza pela sua onisciência e pelo emprego do enredo da obra. Descreve detalhes mínimos de objetos ou vestuário, colocando o leitor dentro da cena de maneira realista.

Por que na Obra O Primo Basílio Juliana é uma personagem fundamental para a trama?

Juliana desempenha um papel fundamental n'O primo Basílio, publicado pela primeira vez em 1878: trabalhando em casa de Jorge e de Luísa e pressentindo a traição conjugal a que esta se entrega na ausência do marido, vislumbra aí a oportunidade da sua vida.

Qual a principal crítica ao romantismo feita pela Obra O Primo Basílio?

A crítica de O Primo Basílio é contra toda a sociedade lisboeta, marcada pela ociosidade burguesa, a futilidade, a devassidão, a imoralidade, a hipocrisia social, a superficialidade nos relacionamentos, a falsidade e a arrogância que o dinheiro parece criar em certos indivíduos.

O que faz de Juliana uma das personagens principais de O Primo Basílio?

Juliana (Eça de Queirós, O Primo Basílio) ... Juliana desempenha um papel fundamental n'O primo Basílio, publicado pela primeira vez em 1878: trabalhando em casa de Jorge e de Luísa e pressentindo a traição conjugal a que esta se entrega na ausência do marido, vislumbra aí a oportunidade da sua vida.

Qual o tipo de narrador do livro O Primo Basílio?

O foco narrativo aparece em terceira pessoa, e revela um narrador onisciente. Percebemos sua postura irônica, crítica, reforçando defeitos e vícios de certos personagens, o que não permite que seja imparcial. O tempo é cronológico, com uma sequência praticamente linear.

Qual o destino da personagem Luiza em O Primo Basílio?

O casal vive pacatamente até a chegada de Basílio, primo por quem Luísa nutriu sentimentos românticos quando mais jovem. Seduzida por Basílio, Luísa acaba por cair em adultério. Outra personagem significativa para a construção do enredo é Juliana, uma empregada que nutria muito rancor pelos patrões.

Quais personagens manipulam Luisa Determinando-lhe o modo de agir?

Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são a) Basílio e Juliana.

Qual é a característica do Conselheiro Acácio evidenciada no trecho lido?

O Conselheiro Acácio caracteriza-se, de acordo com Eça, pelo formalismo oficial e representa o covencionalismo bem-sucedido, o vazio ou vacuidade premiada, na exata proporção em que carrega, além do título de Conselheiro, obtido por uma carta régia, também a nomeação de Cavaleiro da Ordem de São Tiago, justamente por ...

Que característica marca o comportamento da mulher no trecho da obra O Primo Basílio de Eça de Queiroz?

É o retrato da futilidade, da fragilidade e da ociosidade que caracterizavam as mulheres de sua classe e de seu tempo. Mimada a sonhadora, Luísa precisava ser amparada por uma figura masculina; por isso, quando se vê sem o apoio do marido por perto, procura abrigo a proteção nos braços do primo.

Como você descreveria o primo Basílio?

É um janota, um almofadinha, um homem classificado como maroto e sem paixão, que não apresenta justificação para sua tirania, já que o que deseja é apenas e tão-somente uma aventura, o amor de graça, como diz o escritor Teófilo Braga.