No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador organizar sua equipe dentro de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes em Portugal) e os jogadores de linha.
Atualmente, os sistemas táticos mais utilizados são o G-4-4-2 e o G-3-5-2, que na visão dos treinadores de futebol são os esquemas táticos que possuem uma melhor distribuição entre os setores ofensivo e defensivo.
Sistemas táticos do voleibol
No voleibol, os sistemas de jogo são 6x0 (seis-zero), 5x1 (cinco-um), 4x2 simples (quatro-dois simples), 4x2 invertido (quatro-dois invertido), também chamado de 4x2 com infiltração (quatro-dois com infiltração), e 3x3 (três-três).
Nesse sistema, diferente do Sistema 6×0, já há 4 atacantes em quadra e 2 levantadores. Quanto às posições dos jogadores, os levantadores sempre ficam nas pontas da quadra, em formação diagonal. O que estiver mais a frente faz o levantamento e o que estiver mais atrás recepciona o saque.
O Sistema Tático 5×1 do Voleibol é um sistema tático muito avançado, usado por equipes bem treinadas e equipes profissionais....POSICIONAMENTO NO SISTEMA 5×1 DO VOLEIBOL
O Sistema 5:1 é formado cinco jogadores na primeira linha de defesa e um na segunda linha. Este jogador que fica na segunda linha, tem como função tentar impedir que passes sejam trocados no ataque, ou que algum jogador adversário tente alguma penetração contra sua meta.
- Atacantes de Meio/Centrais, que atacam bolas de Primeiro Tempo (Am3 e Am6); - Atacantes de Ponta, que recepcionam o saque e atacam bolas de Segundo Tempo (Ap2 e Ap5); - Levantador (L); - Libero (Lib) que substiutui os Atacante de Meio na Zona de Defesa e integra as formações de Recepção do Saque.