Tendo José sido vendido pelos próprios irmãos como escravo, foi adquirido pelo egípcio Potifar, comandante da guarda, e nalgumas versões ainda como "varão egípcio", ou ainda "oficial da corte e "chefe da guarda pessoal do faraó".
Deus estava com José e o abençoou fazendo o prosperar na casa de Potifar, tudo que José fazia era bem sucedido. Esse fato chamou a atenção de seu senhor egípcio que confiou a ele tudo quanto possuía. Nesta altura, José morava na casa de Potifar e administrava todas as suas posses.
Quando José se tornou governador do Egito, segundo no reino, abaixo apenas de Faraó, ganhou a mão da jovem Azenate como sua esposa. . Tiveram dois filhos, Manassés e Efraim.
A história da mulher de Potifar é registrada na Bíblia em Gênesis 39. Ela era casada com um homem importante no Egito. Potifar era um alto oficial da corte de Faraó. Potifar comprou José dos comerciantes ismaelitas que o tinham levado até o Egito.
O nome Zafenate-Paneia, que foi dado a José, pode ser derivado dos radicais hebraicos: צפן פִּעְנֵחַ (tsafan e paneach). Tsafan significa “ocultar, estimar ou armazenar”. ... Assim, Zafenate-Paneia, o nome egípcio de José, pode ser traduzido como “Aquele que explica coisas ocultas”.
Jacó, pai de José, adotou os dois filhos de José, Manassés e Efraim, para que eles tivessem o mesmo direito que os próprios filhos de Jacó à sua herança (Gênesis 48:5). É considerado o fundador da tribo israelita de Efraim, uma das Doze Tribos de Israel. Jacó teria considerado Efraim acima de seu irmão mais velho.
Jacob
Raquel
A história de José, um adolescente hebreu que aos 17 anos fora vendido como escravo no Egito e veio a se transformar no segundo homem mais poderoso do país, abaixo apenas do faraó, é o tema da lição da manhã deste domingo na Escola Bíblica (EBD) da Igreja Batista Betel, em Jaraguá.
De acordo com alguns relatos apócrifos, São José teria aos 40 anos de idade casado com uma mulher chamada Melcha, com quem viveu 49 anos e de quem teve seis filhos, um dos quais era Tiago, o Menor, "o irmão do Senhor".
Em "José do Egito", José (Ricky Tavares) é enviado pelo pai para supervisionar o trabalho dos irmãos e acaba vendido como escravo em cena prevista para ir ao ar hoje (27), na Record.