A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. ... Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
Este instrumento musical, que é atualmente componente fundamental da prática da capoeira, é formado por um galho roliço onde estica-se um arame formando um arco que tem, em uma de suas extremidades, uma cabaça. Esta cabaça faz o papel de "caixa de ressonância" para as vibrações produzidas no arame.
Utilização. O porongo é utilizado nos estados do Sul do Brasil e países vizinhos (Argentina e Uruguai) para se fazer a cuia, recipiente usado para servir o chimarrão, bebida feita pela infusão da erva-mate. A cabaça também é utilizada para fins de ornamentação de residências e festas folclóricas em geral.
É um instrumento idiofone de origem banta que consiste num arco de madeira retesado por um fio de arame e com uma meia cabaça (caixa de ressonância) presa ao dorso da extremidade inferior [A abertura dessa cabaça o tocador aplica sobre o seu peito ou barriga, enquanto faz vibrar a corda, ger. com uma vareta, ...
O berimbau é o instrumento da família das cordas que possui o menor número de cordas. É constituído por uma única corda esticada em uma haste de madeira, e é dotado de uma caixa de ressonância feita de cabaça.
O berimbau de peito é o que costumamos ver nas rodas de capoeira. Ele é composto de verga (arco, em geral feito do caule de uma planta chamada biriba), cabaça (feita do fruto seco da cabaceira, funciona como caixa de ressonância do instrumento), corda (feita de fios de arame de aço) e caxixi (pequeno chocalho).
O caxixi é um pequeno chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça (Cucurbita lagenária,Lineu) cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha. (...) No interior do caxixi, há sementes secas, que ao sacudir dá som característico (REGO apud.
Resposta. a madeira que tem a preferencia dos capoeiras é a biriba, devido à sua flexibilidade e resistência. No topo desta vara, encontramos um pedaço de couro cru ou borracha dura, para que o fio de arame, posteriormente amarrado na ponta da verga não a danifique.
Berimbau de material reciclável
Antigamente era o atabaque que ditava o ritmo. Há registro desse instrumento em diversas locais do universo, inclusive na África. Outro aspecto levantado por estudiosos é o fato de que no lugar do arame hoje utilizado, em outros tempos travava- se de uma corda feita de tripa.
Seja como for, o instrumento ganhou a forma que tem hoje entre as antigas tribos nativas africanas. Tudo indica que ele teria chegado ao Brasil já em 1538, junto com os primeiros escravos. ... Apesar do jeitão de objeto improvisado, o berimbau é um instrumento sofisticado, capaz de emitir várias sonoridades.
O berimbau produz, basicamente, três texturas de sons, que são a solta (sem a pedra, com o instrumento longe do corpo), presa (com a pedra friccionando o arame, com a baqueta atuando acima da pedra, com o instrumento longe do corpo) e chiado (com a pedra tocando o arame de modo solto, livre, com a baqueta atuando acima ...
Instrumento de origem africana, foi trazido ao Brasil pelos escravos e utilizado em seus rituais religiosos e festas. Na região Nordeste, é conhecido como bantu de gonguê e muito utilizado em práticas culturais como capoeira e maracatu.
Origem do afoxé Entre 1894 e 1895 foi fundado o afoxé. A palavra afoxé significa “a fala que faz” e é de origem iorubá, um grande grupo étnico da África Ocidental.
Agogô é um objeto sagrado do candomblé Joachim John Moteiro, que escreveu extensivamente sobre suas viagens a Angola e rio Congo no final do século 19, descreveu que o povo da região usava o instrumentos para sinalizar ou enviar avisos sobre problemas durante uma viagem.
Alvarenga indica que o atabaque provavelmente foi trazido pelos sudaneses ou bantus, e os tambores usados em rituais de Yoruba, são chamados ilu (maior), bata-cotô (médio), e batá (menor). No candomblé de caboclo, o atabaque é chamado de roncó; no Rio de Janeiro, surdo; e no Rio Grande do Norte, chama.
Quem tem permissão para tocar o atabaque? Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.
O som é o condutor do axé do Orixá, é o som do couro e da madeira vibrando que trazem os Orixás, são sinfonias africanas sem partitura.
Significado de Atabaque substantivo masculino Tambor feito com a pele de um animal distendida sobre um pau oco. É percutido com as mãos e pode ter vários tamanhos. Sua origem é africana e sua difusão no Brasil foi feita pelos escravos negros.
Significado de Cuia substantivo feminino A casca do fruto da cuieira, que, depois de seca e limpa, é empregada pelos indígenas como prato etc.; cuité. Vasilha feita da cabaça, usada em vários misteres, e utilizada no Rio Grande do Sul, ricamente adornada, para preparar e beber o chimarrão.
São três tipos de toques de atabaques na Umbanda, o RUM, RUMPI e LÊ.
Os atabaques são encourados com os couros dos animais que são oferecidos aos Orixás, independente da cerimônia que é feita para consagração dos mesmos quando são comprados, o couro que veio da loja geralmente é descartado, o cilindro de madeira só depois de passar pelos rituais é que poderá ser usado no terreiro.
É importante observar que o toque (volume) dos atabaques nunca deve exceder as vozes da corrente. Quando o atabaque excede a corrente se desorganiza e o médium perde a concentração, atrapalhando e muito o desenvolvimento dos médiuns e o bom andamento do trabalho.
maçaranduba
Já nos atabaques, além de saudar o chão pedindo seu axé, tocamos três vezes com as costas das mãos na beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa testa também três vezes com a ponta dos dedos das duas mãos, dizendo: por Olorum, por Oxalá e por Ifá.
Conga é um instrumento de percussão parecido com o "atabaque" e pode ser usado em par ou trio fixado a suportes quando o instrumentista tocar em pé. O instrumento lembra um um barril (o que o diferencia do atabaque que tem casco cônico ou cilíndrico).