Nesse estado, eles ficam rígidos, com movimentação limitada e qualquer movimento um pouco mais brusco pode resultar em uma lesão. Se sairmos do repouso para uma atividade física sem fazermos exercícios de aquecimento, os riscos se tornam ainda maiores. Afinal, o corpo não está preparado para o esforço a ser realizado.
3 boas formas de aquecer o corpo para o treino Uma caminhada ou corrida leve de 5 a 20 minutos (dependendo do seu condicionamento e temperatura ambiente) já prepara o corpo para o treino intenso. Outros exercícios aeróbicos, como pular corda, pedalar e polichinelos, também são opção.
Resposta. A prática de aquecer antes de fazer uma atividade física é um hábito consagrado, se não nos aquecermos antes dos exercícios físicos pode causar câimbras,fraqueza muscular, lesões musculares e articulares. Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais e limita os movimentos importantes.
Em outras palavras podemos e até devemos alongar logo antes de fazer exercícios. Portanto, só diminuiremos lesões quando, alongando repetidamente, tivermos melhorado a flexibilidade. O alongamento deve ser feito como prática regular, podendo até ser feito antes de outras atividades.
O alongamento é indicado para pessoas que apresentam encurtamento muscular e falta de flexibilidade. Ele pode ajudar no relaxamento destes músculos e consequentemente, treiná-los a “aumentar a capacidade” de estiramento.
É importante iniciar o alongamento pelos grandes grupamentos musculares (superior das costas, peitoral e posterior das coxas e glúteos), que são os que contribuem mais intensamente na execução dos movimentos. Depois, alongar os músculos auxiliares ou secundários, como os músculos das mãos e dedos.
O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.