Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos: Propaganda. Receita culinária. Bula de remédio.
Uma frase injuntiva é uma frase que exprime uma ordem, dada ao locutor, para executar (ou não executar) tal ou tal acção. As formas verbais específicas destas frases estão no modo injuntivo e o imperativo é uma das formas do injuntivo.
Os textos injuntivos não têm como finalidade a coerção do leitor, isto é, sugere o cumprimento das regras, e não as impõe. ... Os textos prescritivos apresentam um discurso coercitivo, isto é, as normas apresentadas devem ser seguidas à risca. São exemplos as cláusulas de um contrato e as regras gramaticais.
Resposta. Resposta: Porque tem como objetivo aconselhar o leitor ou ouvinte a não confiar naquilo que é estabelecido como verdade.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Os textos injuntivos informam, ajudam, aconselham, recomendam e propõem, dando alguma liberdade de atuação ao interlocutor. Os textos prescritivos obrigam, exigem, ordenam e impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que estão referidas, sem margem para alterações.
Os textos prescritivos, literalmente nos remetendo à noção de prescrever, caracterizam-se por algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, especificamente dizendo.
Regulamentos, códigos, normas: jogo, de comportamento, etc. Instruções de manejo de materiais, aparelhos,etc. . Instruções para realização de trabalhos manuais, etc.
O texto prescritivo apresenta as seguintes características: → Instrui o leitor sobre um determinado procedimento; ... Exemplos de texto prescritivo: regras de trânsito, edital de concursos públicos, constituição, cláusulas contratuais, leis etc.
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
Resposta. Resposta: O texto prescritivo é aquele que tem como objetivo ensinar o leitor sobre algo, como é o caso das receitas culinárias, manual de instruções, editais, bula de remédio, etc.
Uma receita culinária, por exemplo, possui uma lista de ingredientes necessários para o preparo (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).
Assim, os textos instrucionais, caracterizados pelo uso de uma estrutura padronizada, dentre os quais, têm-se receitas, manuais, bulas de remédios, regras de jogo (tabuleiro, baralho, dama etc.) foram o ponto de largada para uma atividade produtiva em sala de aula.
O mundo está mudando, se tornando mais complexo, cheio de vozes, de diferentes possibilidades de vivê-lo – principalmente no campo das identidades de gênero. Sabemos que sempre foi pouco dividir a humanidade simplesmente em homens e mulheres.
Entenda as diferenças
Gênero literário – Os gêneros textuais abrangem todos os tipos de texto, ao contrário dos gêneros literários que, como o próprio nome já indica, aborda apenas os literários. O gênero literário é classificado de acordo com a sua forma, podendo ser do gênero dramático, lírico, épico, narrativo etc.
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.
Alguns exemplos de gênero textual são: bilhete, reportagem, resenha, carta, romance, conto, receita, bula e assim por diante. ... Constituem, dessa forma, práticas discursivas nas quais podemos identificar um conjunto de gêneros textuais próprios de uma rotina comunicativa.
Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.
Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.
Existem ainda cinco tipos ou classes essenciais de enunciados: declarativo ou enunciativo, interrogativo, imperativo-exortativo, vocativo e exclamativo.
Os gêneros discursivos que temos em nossa língua estão presentes em forma de aula, debates, mensagens, receita, noticia e etc... cada gênero discursivo tem a sua particularidade, não se escreve um bilhete como se escreve uma carta, uma noticia é diferente de uma reportagem porque cada um tem a sua função.
Para melhor definir gênero textual, Marcuschi (2002) recorre ao termo "domínio discursivo". E, assim, classifica os domínios discursivos em: científico, jornalístico, religioso, saúde, comercial, industrial, instrucional, jurídico, publicitário, lazer, interpessoal e ficcional.
Levando em conta que a abordagem do gênero tirinha nos livros didáticos de Língua Portuguesa volta-se, predominantemente, para o estudo das normas gramaticais, ignorando aspectos discursivos relevantes, como o contexto de produção e de circulação e a articulação entre linguagem verbal e não verbal, propõe-se, por meio ...
INTRODUCTION. Tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação "Passatempos". O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal.